domingo, 24 de outubro de 2010

1005 - Édio Spier: uma perda irreparável

Édio Spier desempenhou papel importante no desenvolvimento inicial do Sicredi


Nossos leitores Álvaro e Adelaide Link chamam a atenção para uma personalidade do Vale do Caí que merece ser melhor estudada. Édio Spier teve papel fundamental no desenvolvimento da cooperativa Sicredi em Nova Petrópolis, que representou o início da grande organização em que se transformou o Sicredi hoje.
Este o depoimento de Álvaro:
"Édio Spier, líder cooperativista, presidente de uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil e Ser Humano dotado de uma enorme inteligência. Com ele pude conviver alguns anos, quando trabalhei na SICREDI Pioneira, localizada no município gaúcho de Nova Petrópolis, berço do cooperativismo de crédito no Brasil. Para mim foi um enorme privilégio ter podido conviver com Édio com quem apreendi e devo muito. Deixará sem dúvida um imenso vazio na sua família e no ambiente do cooperativismo. Édio faleceu na Terça-feira, dia 15 de Junho aos 77 anos. Uma lastimável perda."
Os municípios de Picada Café e Nova Petrópolis, nos quais Édio Spier desenvolveu suas principais atividades, são pertencentes ao Vale do Caí e ambas já pertenceram ao município de São Sebastião do Caí. Por isso, ele é uma personalidade da região. E das maiores. Com a sua capacidade e liderança, conseguiu dar enorme impulso à caixa de crédito rural que o Padre Amstad criou no interior de Nova Petrópolis um século atrás.

Faleceu aos 77 anos de idade, Edio Spier, Presidente da SICREDI Pioneira RS. Marido de Asta, pai de Alexandre (in memorian), Rachel e Mônica, avô de Ingrid, Gustavo e Clara.Edio exercia a presidência da cooperativa há 36 anos. Foi um líder, um colega e um amigo para a sua família de 300 colaboradores. Por natureza carismático, é admirado e querido pelos que o conheceram. Trabalhou com humildade, valorizando o ser humano e a família. Édio Spier nasceu no dia 27 de novembro de 1932 e faleceu no dia 15 de junho de 2010, deixando um legado como poucos conquistam.
Esforço e dedicação sempre fizeram parte de sua maneira de agir frente à Cooperativa, que em 107 anos, atuava como 4º presidente. Por ser uma pessoa visionária, tornou-se um ícone no cooperativismo de crédito brasileiro e internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário