segunda-feira, 25 de outubro de 2010

1006 - A origem do Hospital Sagrada Famíia

As Irmãs de Santa Catarina criaram, em 1917, um asilo para idosos chamado Sagrada Família

Em 1917, no dia 17 de fevereiro, foi fundado um asilo para idosos que recebeu o nome de Sagrada Família. As irmãs abriram mão da sua moradia para a instalar o asilo e acolher os idosos, ganhando para elas a casa situada na esquina das ruas Henrique D´Ávila com Marechal Floriano (nomes atuais). Ao longo dos anos, a escola foi crescendo até que, em 1954 as Irmãs de Santa Catarina passaram a sua administração para as Irmãs Bernardinas. Surgiu daí o Ginásio São Sebastião que, mais tarde transformou-se na atual Escola Estadual São Sebastião.
Dois anos depois, em 1919, mesmo em condições muito precárias, as irmãs começaram a atender - no mesmo local - a pessoas doentes. Começava, assim, a surgir o Hospital Sagrada Família.
Se a carência de recursos das irmãs era enorme, maiores ainda eram as necessidades da população pobre. E as irmãs, premidas pela necessidade de amenizar os padecimentos das pessoas, passaram logo a acolher também crianças órfãs.
Aos poucos o atendimento aos doentes foi crescendo e melhorando.  Pessoas de todas as localidades vizinhas recorriam ao atendimento oferecido pelas irmãs no seu precário estabelecimento.
Então a comunidade se mobilizou e, através a organização católica chamada União Popular, tratou de construir o Hospital Sagrada Família, na encosta do morro. No mesmo local onde hoje se encontra em prédio grande e majestoso.
As obras começaram em 1934 e a inauguração ocorreu em 14 de março de 1937. Em seguida começou, ao lado, a construção do asilo de idosos, que estendeu-se de 1939 até 1944.
As irmãs também desenvolveram trabalhos de catequese nas comunidades de Várzea do Rio Branco, onde davam aulas às crianças embaixo de uma árvore e para onde iam de carroça. E, em 1933, inauguraram lá uma capela. Fizeram o mesmo na comunidade de Campestre de Santa Terezinha.
Em 1974, o asilo do hospital foi transformado em unidade psiquiátrica.
Em 1985, a escola de formação de religiosas veio transferida para o Caí, ocupando os prédios da antiga Escola Agrícola, que estavam abandonadas. Até hoje formaram-se ali 29 Irmãs de Santa Catarina, que atuam pelo Brasil e pelo mundo, levando saber e saúde para quem mais necessita desses benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário