sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

1134 - História oficial de Barão 1: Luiz Henrique Von Holleben

O barão Von Holleben e sua esposa
O site da prefeitura de Barão contém interessante material sobre a história desse município, que reproduzimos nesta e nas próximas postagens:
Barão teve a origem de sua denominação, segundo pesquisas do Pe. Rubem Neis, no Barão de Holleben, Luiz Henrique Von Holleben que nasceu em Saxe Mainer, na Alemanha.
Tendo ele se formado em engenharia na Inglaterra, veio ao Brasil, casando-se com Maria da Luz dos Santos na cidade de Curitiba no Paraná. Em setembro de 1880, o Barão Von Holleben acompanhou o engenheiro Carvalho Borges à colônia de Conde D’Eu, hoje cidade de Garibaldi, e a Bento Gonçalves a fim de, como engenheiro responsável pela construção da estrada Buarque de Macedo, dirigir as obras entre Montenegro e Bento Gonçalves e, então, estabeleceu residência no ponto mais avançado da colonização alemã entre Salvador do Sul e Carlos Barbosa.
Na época, o local era pouco habitado e, devido à referência das pessoas ao mesmo que, para identificá-lo, diziam: “vou lá no Barão” por ser ele pessoa destaque ali residente, emprestou seu nome à localidade, posteriormente distrito de Montenegro e de Salvador do Sul e, pelo Decreto – Lei nº 8365 emancipado politica-administrativamente  em 12 de maio de 1988.
Existe, porém, uma outra versão que, segundo o historiador Campos Neto, no seu livro “Montenegro” (página 451), diz que o nome Barão é originário de Francisco Pedro de Abreu, conhecido também como Chico Pedro, o Barão do Jacuí.O Barão Luiz Henrique Von Holleben ficou residindo por 2 anos no atual município, transferindo-se depois para a capital Porto Alegre onde, entre 1882 e 1894, dedicou seu trabalho na linha de bondes Ferro Carril.

Um comentário: