Dos 50 municípios brasileiros com melhor distribuição de renda, sete são do Vale do Caí |
Em postagem anterior, já destacamos a extraordinária posição ocupada por municípios da região no que diz respeito à distribuição da renda. Nenhuma outra região do país se aproxima do êxito que teve o Vale do Caí nesse aspecto.
Dados divulgados pelo IBGE mostraram que, na nossa região, encontram-se sete dos 50 municípios brasileiros em melhor situação neste aspecto.
A tabela que publicamos aqui mostra de forma mais detalhada a situação apurada pelo IBGE. São Vendelino é o sexto município do país com melhor distribuição de renda. Nele, 91 % da população tem renda familiar mensal acima de R$ 1.200,00.
Tupandi, Vale Real, Harmonia, Feliz, Bom Princípio e Barão estão quase no mesmo nível e todos esses sete municípios do Vale figuram entre os 50 melhor situados do Brasil.
A boa distribuição de renda é característica dos países desenvolvidos. E isso mostra que o nosso Vale, mesmo estando muito longe ainda do que é o primeiro mundo, estão mais próximos do que o restante do país. Em alguns municípios, como Tupandi e São Vendelino, a situação já é muito próxima da encontrada nos países de ponta.
Sabe-se que as boas administrações municipais foram fundamentais para o progresso destes municípios. Emancipados há apenas duas décadas, eles passaram de uma situação de extrema pobreza para a atual prosperidade.
Dois fatores contribuíram para o sucesso destas administrações. A contenção dos gastos (folha de pagamentos consumindo em torno de 28 % da receita municipal) e a adoção de um plano estratégico de desenvolvimento simples e eficaz. Ambos os municípios praticaram fortes programas de incentivo à produção, tanto na área industrial como na de serviços e na agropecuária. Foi particularmente eficiente o programa de incentivo à implantação de aviários e pocilgas, pois esta atividade dá extraordinário retorno de impostos para a prefeitura, permitindo altos investimentos.
Criado por Tupandi este modelo de desenvolvimento foi seguido por vários municípios da região, sendo que Tupandi foi o primeiro a aproveitar a lição. Infelizmente, apesar do estrondoso sucesso de Tupandi, nem todos os municípios seguiram o exemplo.
É curioso notar que São Vendelino e Tupandi eram, logo que se emanciparam, os dois municípios mais pobres do Vale do Caí (mais até do que Capela de Santana). Hoje eles estão entre os mais ricos e, neles, a situação do povo é muitíssimo melhor do que a dos municípios mais antigos, como Caí e Montenegro.
Esta foi apenas mais uma das várias estatísticas divulgadas pelo IBGE, e outros institutos, mostrando que o Vale do Cai goza de uma situação diferenciada em relação a qualquer outra região do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário