domingo, 20 de novembro de 2011

1257 - Affonso Wallauer, o grande empreendedor

Foto da Notícia
Carlos Jacob Wallauer, filho de Afonso, recebeu placa em homenagem ao pai
Nos atos de abertura da 9ª Festur, na noite da última sexta-feira, um momento específico fez referência à história de um dos principais personagens da história de Salvador do Sul: Affonso Christóvão Wallauer, que, em 2011, estaria completando 100 anos de nascimento.
A solenidade que marcou a inauguração do memorial ao fundador do que hoje é o Grupo Solar viria a acontecer depois, mas, quando foi citada a estruturação de um museu ao empreendedorismo dentro do parque municipal, uma onda de curiosidade histórica se formou. E assim, findada a abertura do evento, foi a vez de abrir as portas do espaço, repleto de fotos e histórias interessantes.
Em nome da família Wallauer, Ângela Maria Müller Herbert, neta do empresário homenageado, destacou o avô como um ícone do empreendedorismo e parabenizou aos organizadores da festa pela homenagem prestada. Posteriormente, a prefeita Carla Maria Specht (PPS) fez a entrega da placa em Homenagem ao Centenário de Nascimento de Affonso Christóvão Wallauer a Carlos Jacob Wallauer, filho desse grande homem na história do desenvolvimento regional.
A prefeita, em seu discurso, falou com propriedade sobre a importância de Affonso Wallauer e do seu exemplo à comunidade. O respeito pela família e o legado por ele deixado foram mencionados pela prefeita. “Affonso Christovão Wallauer, um homem muito a frente de seu tempo, é exemplo de empreendedorismo e inspirado nele, aqui homenageado com um memorial histórico, que se pensa no município para o amanhã que está por raiar”, afirmou Carla.

Um ícone do progresso
Como se pode identificar um homem à frente do seu tempo? É simples fazê-lo, basta olhar a grandiosidade de cada um dos pequenos atos de sua vida. Assim, Affonso Christóvão Wallauer é merecedor de todo o reconhecimento possível, em Salvador do Sul e região, pois de seu berço surgiram, além de filhos dedicados, empreendimentos de grande vulto. Um dos primeiros reconhecimentos oficiais a ele ocorreu em 19 de setembro de 1995, quando a Lei nº 1850 denominou o então recém construído Parque Municipal como Affonso Christóvão Wallauer. 
Ele nasceu em 6 de setembro de 1911, em Campo do Meio, Montenegro, filho de Carlos Wallauer e Guilhermina Schröder, que já naqueles tempos tinham importância na sociedade, afinal, possuíam uma Tafona na comunidade onde moravam.
Affonso realizou seus primeiros estudos no Colégio Luterano na cidade de Montenegro. Ainda garoto, aos 12 anos, foi morar em Barão para aprender o ofício de comerciante na Casa Comercial Hartmann, permanecendo lá durante 12 anos.
No dia 9 de junho de 1933, casou com Selma Klein, união da qual resultaram sete filhos, três genros, três noras, 20 netos e 27 bisnetos. Naquele mesmo ano, criou um comércio de secos e molhados na comunidade de Campestre Alto, tendo como sócio de Atalíbio Klein. Em 1938, comprou seu primeiro caminhão (o primeiro do município).
Em janeiro de 1943, criou a Casa Comercial Wallauer, em São Salvador, com duas filiais: uma em Júlio de Castilhos (sócio Altmann) e outra em Campestre (sócio Urbano Rauber). A Casa Comercial Wallauer transformou-se em Lojas Wallauer, de Carlos Wallauer e Enor Müller, hoje Lojas Solar. No ano de 1965, Affonso transferiu-se para Montenegro, onde, juntamente com seu genro Nercy Mombach, fundou uma loja de roupas e um supermercado.
Com seus filhos e genros fundou a Frangosul, na cidade de Montenegro, no ano de 1975, resultado da junção da Granja Campestre e da Granja Pinheiros. Os empreendimentos iniciados por Affonso Christóvão Wallauer são sucedidos pelo Grupo Solar, Naturovos e Agrogen.
Quem muito contribuiu com o crescimento dos negócios a esposa Selma, grande empreendedora. Faleceu em 9 de maio de 2002, aos 90 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário