segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

1265 - Doutor Paulo Silveira: o primeiro especialista caiense

A pediatria foi a primeira especialidade médica surgida no município
No último dia 24, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul prestou homenagem aos seus mais antigos e influentes sócios. Entre eles, o doutor Paulo Silveira, que foi o primeiro médico especializado em pediatria no Vale do Caí.
A especialização é algo moderno na Medicina. No início, todos os médicos eram clinicos gerais. Os primeiros especialistas em pediatria só começaram a surgir em Porto Alegre no início do século passado. Nas faculdades de medicina do estado, a cadeira de pediatria só passou a existir no final da década de 1930. E demorou ainda vários anos para que surgisse o primeiro hospital pediátrico e as residências médicas que possibilitaram a formação dos primeiros médicos especializados em pediatria.
Os médicos que atuavam no Caí em meados do século XX, como o doutor Bruano Cassel, eram generalistas. O primeiro a exercer a profissão médica como especialista foi Paulo Verney Diefenbach da Silveira.
Nascido em Jaguari, na região central do estado, em 17 de setembro de 1941,  na região central do estado, o doutor Paulo formou-se em Medicina na Universidade Federal de Pelotas. Enquanto estudante atuou, por seis anos, como goleiro do Farroupilha, com o apelido de Caramuru.
Estabeleceu-se como médico no Caí, em 1971, quando os únicos médicos em exercício na cidade eram o doutor Bruno Cassel, Bernardo Turkenitch, o doutor Marco Aurélio Barros da Silva e o Doutor Carlos Betz, que era alemão, idoso e prático da medicina (não formado). Três anos depois, concluiu a especialização como pediatra em Porto Alegre, no Hospital Santo Antônio, juntamente com o caiense Iarte Adam (também campeão brasileiro de tênis) e Sérgio Seibel, que exerceu a medicina pediátrica em Montenegro desde então até a atualidade.
O doutor Paulo foi o primeiro médico especialista do Caí. Atendia pacientes de toda a região.
Dinâmico foi um dos fundadores da Climed (clínica médica caiense) junto com outros especialistas locais.
Especializou-se, posteriormente, em segurança do trabalho, área a que se dedica com mais intensidade atualmente, embora ainda atue como pediatra.
O doutor Paulo Silveira valoriza muito a influência da mente (o espírito, os sentimentos, as emoções) sobre a saúde. Por isso considera que gostar de crianças é fundamental para o êxito no exercício da pediatria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário