quarta-feira, 30 de novembro de 2011

1264 - Festival Curta a Vida: arte e cultura para combater as drogas

A Banda Municipal de Sopros, regida pelo maestro Davi Dessotti, 
deu brilho à Festa de Entrega dos Prêmios
Na noite do último domingo, no Centro de Cultura, foi realizada a cerimônia de premiação do Festival Curta a Vida.
Num clima descontraído, com uma  platéia tomada por jovens vibrantes e barulhentos, foram revelados ao público os ganhadores dos prêmios aos melhores curta metragem concorrentes.
Neste ano, o tema exigido para a participação no concurso era sobre o problema das bebidas alcoólicas. Longa, mas não aborrecida, a cerimônia contou com atrações musicais de qualidade. O Coral Municipal abriu a noite com a interpretação de várias canções e depois, ao longo da cerimônia, a Orquestra Municipal de Sopros apresentou diversas peças musicais com arranjo e regência do celebrado maestro Davi Dessotti. Um show.
Aos poucos, sob grande expectativa e vibração das torcidas, foram sendo anunciados os ganhadores dos diversos prêmios. Os sete filmes concorrentes foram realizados por alunos das principais escolas do município. Todos obedecendo a um tema estabelecido previamente: o problema do vício em bebidas alcoólicas.
A entrega dos prêmios foi sendo feita ao estilo da cerimônia de premiação do Oscar e, entre uma entrega de troféu e outra, foram apresentados filmes de advertência quanto ao perigo da bebida. Dois depoimentos marcantes foram gravados no Centro de Saúde Mental do Hospital Sagrada Família.
O grande vencedor do Festival foi o filme Desta Vez Não. Obra de um grupo de alunos da oitava série do Instituto Paulo Freire. Destaque-se o talento destes jovens que venceram a competição disputando com filmes produzidos por alunos do ensino médio.
O filme, realmente, tem qualidade surpreendente, considerando-se que se trata de produção amadora, feito por um grupo de amadores.
Desta vez não e os outros seis filmes participantes do festival podem ser vistos na internet, nos sites do Festival Curta a Vida e do COMAD São Sebastião do Caí. Vale a pena. 
Esta foi a segunda realização do Festival Curta a Vida que, a partir do próximo ano deverá se tornar regional.
A produção do evento é do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) e da Prefeitura Municipal. O combate às drogas e o desenvolvimento cultural e artístico têm sido prioritários para a administração municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário