quarta-feira, 30 de novembro de 2011

1263 - Alceu Moojen: um atleta que melhora com o tempo

Na categoria de 75 a 79 anos, Alceu  Moojen Chaves foi 
o corredor mais vitorioso  do Troféu Brasil de Atletismo 2011
O Grêmio tá fraquinho e o Inter também não está muito melhor. Mas, pelo menos, o Professor Alceu continua imbatível.
Neste último final de semana, ele participou do 14° Troféu Brasil de Atletismo Master. A competição, que reune os melhores esportistas brasileiros, teve a participação de mais de 800 atletas, de todos os recantos do Brasil. Inclusive do Caí.
O professor Alceu Moojen Chaves, participou de várias provas na competição e teve desempenho espetacular. Como sempre. Ele confirmou a sua condição de melhor corredor brasileiro em média e grande distância. Para a sua faixa de idade.
O professor disputou as provas na categoria dos 75 a 79 anos e ganhou quase todas, apesar de alguns problemas.
O grande atleta da terceira idade foi para São Paulo de ônibus, numa viagem que, incluindo o trajeto até Porto Alegre, levou quase 24 horas. E sofreu um acidente, dentro do ônibus. Uma mala pesada caiu sobre ele, machucando uma das pernas.
Correu, portanto, em condições precárias. Mesmo assim, venceu a prova de 800 metros na sexta-feira e a de 5 mil metros no  sábado. No domingo ele correu os 10 mil metros, ao meio-dia, e ficou em segundo lugar. Isso porque ele teve uma caimbra. Pouco depois ele ainda correu os 1.500 metros e venceu. Voltou para o Caí trazendo três medalhas de ouro e uma de prata.
Melhor corredor brasileiro da sua faixa de idade, o professor Alceu está ansioso para chegar aos 80 anos, para passar para a categoria seguinte: a dos acima de 80 anos. Nesta faixa ele acredita que poderá competir a nível mundial.
Professor aposentado, vivendo de aposentadoria, o professor tem de arcar com a maior parte das despesas de viagem, alimentos e acomodação. Ele não tem patrocínio e recebe ajuda de apenas algumas pessoas e empresas caienses. Está na hora de alguma empresa, ou prefeitura, se ligar para o fato de que poderá patrocinar um atleta idoso que, com mais apoio, poderá ser o maior corredor do mundo na sua categoria.
Mas, mesmo que o patrocínio não venha, o Professor Alceu segue em frente e tem grande chance de chegar ao seu objetivo.
No próximo dia 4 de dezembro o Professor vai a Belo Horizonte, para participar da mei maratona Volta da Pampulha. Uma competição de nivel nacioal. Como existe a categoria de 75 a 79 anos, ele tem chances de vitória.
Mas o seu objetivo mesmo é vencer, mais uma vez, a meia maratona de São Silvestre, em São Paulo, no final do ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário