quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

1279 - O Caí deverá ingressar na Região Metropolitana

A Grande Porto Alegre tem quatro milhões de habitantes

O município de São Sebastião do Cai acaba de alcançar o aval do governador do estado para integrar, de maneira oficial, a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA).
Líder da bancada do PMDB, o deputado Giovani Feltes recebeu ofício do governador Tarso Genro nesta segunda-feira, informando que a cidade, atualmente com 22 mil habitantes, reúne as condições necessárias para ingressar na Região Metropolitana.
De fato, do Caí até Porto Alegre, há uma continuidade de áreas urbanas quase sem interrupções.
A partir das conclusões do estudo realizado pela Metroplan, solicitado pelo deputado no mês de março, Feltes encaminhará projeto de lei para a integração oficial à área metropolitana ainda nesta semana.
A expectativa do deputado é de que a Assembléia Legislativa vote a proposta no primeiro semestre de 2012. “Vamos nos empenhar para que haja uma tramitação mais rápida possível, pois o município tem um modelo de desenvolvimento já integrado com a área metropolitana”, reforçou Feltes, que esteve acompanhado do prefeito Darci Lauermann, quando protocolou o pedido junto à Metroplan.
O fato de ser considerada área metropolitana trará grandes vantagens para o município, principalmente na maior facilidade de capatação de verbas em Brasília.
 “Uma das melhores oportunidades está na  questão habitacional, especialmente para atender os moradores que sofrem com as constantes cheias do rio Caí”, aponta o deputado. Para se credenciar a investimentos maiores em projetos de habitação popular, como o programa Minha Casa Minha Vida, o município precisa integrar oficialmente a região metropolitana.
Fazer parte da RMPA traz também outros benefícios sociais para os moradores. O próprio período de concessão do seguro desemprego é maior: passa de quatro para seis meses nas cidades metropolitanas, assim como o acesso à passagem gratuita no transporte coletivo para pessoas com mais de 60 anos.
Outras vantagens se relacionam com investimentos dos governos Estadual e Federal na área da saúde e de melhoria na infraestrutura urbana, especialmente em termos de obras de asfalto para as linhas de ônibus.  Estradas do interior, como a da Vigia, Passo da Taquara e Campestrão poderão receber asfalto em virtude disso.
O Caí será a 34ª cidade a integrar a RMPA. No mês de novembro, a Assembléia aprovou a inclusão de Igrejinha, no Vale do Paranhana, igualmente a partir de proposição de Giovani Feltes.
METRÓPOLE
Atualmente, a Região Metropolitana de Porto Alegre, também conhecida como Grande Porto Alegre, reúne 32 municípios, formando uma mancha urbana contínua. Inclui também o Vale dos Sinos e a região de Guaíba.
Atualmente compreende 10 097,186 km² e, segundo censo do IBGE de 2010, possui 3 979 561 habitantes, sendo a quarta mais populosa do Brasil – superada apenas pelas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A Grande Porto Alegre tem, também, o quarto maior PIB do Brasil, e a 82ª maior aglomeração urbana do mundo.
Se, em 2010, o Caí já fizesse parte da Região Metropolitana de Porto Alegre, esta já teria alcançado os 4 milhões de habitantes.
Cabe ao Caí, tomar os devidos cuidados para evitar que no seu território surjam problemas tão graves como os que ocorrem em outras metrópoles como São Paulo (pelo trânsito) ou Rio de Janeiro (pela segurança).
Planejar, pensar no futuro e antever os problemas, é o segredo para o sucesso nesta empreitada. O que deverá ser uma preocupação central do Caí a partir de agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário