segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

1304 - Família Laux em Tramandaí, no ano de 1925

Henrique Laux e seus familiares, na praia de Tramandaí, pelo ano de 1925
(clique sobre a foto para ver melhor)
Henrique Laux era um próspero agricultor e tafoneiro, com terras nos arredores do Caí (hoje ocupadas pelo Loteamento Laux). Possuía um caminhãozinho do tipo jardineira (um pequeno ônibus com bancos de madeira e aberto nas laterais que possibilitava o transporte de aproximadamente vinte pessoas). O que indicava o seu elevado poder aquisitivo, pois poucas pessoas possuíam veículos automotivos naquela época.
Seu Henrique, que foi avô de Dary Laux, ia para a praia levando a família e parentes. Lá ele alugava uma casinha de pescador, como era comum na época. A casa e a jardineira aparecem no fundo da foto.
Observese nesta foto quase centenária:
a) nas mãos do patriarca Henrique Laux, o chimarrão. Um hábito gaúcho que os colonos alemães adotaram com entusiasmo.
b) na cabeça de Fredericho Juchem, um chapéu de aba larga, tipicamente gaúcho. 
c) em outras cabeças masculinas, chapéus de palha com grandes abas. Era moda na praia e protegia a pele branca dos germânicos contra a agressão do sol.
d) Câmaras de automóvel, pelo visto na foto, eram usadas pelos banhistas, para flutuar no mar.
Crianças, sentadas no chão, da esquerda para a direita: (não identificado), Helmi Laux (filha mais nova de Henrique Laux, irmã de Arlindo, Irene, Osvino, Íria, Olívia, Artur e Waldemar), ..... Juchem, Elvina Adam (grande professora, depois casada com Artur Laux, lecionou na escola do Angico e em Escadinhas, Feliz), Almerinda (Alma) Mentz (tornou-se esposa de Otávio Lamb: mãe de Tavinho), Olívia Laux, (não identificado), Melita Laux (filha de Reinaldo Laux), Bruno Mentz (irmão de Arlindo, filho de Alberto).
Na fileira logo acima, o patriarca Henrique Laux, seu filho Waldemar, sua esposa Idalina, as filhas Irene e Íria, Marta Müller (sobrinha de Amália Mentz), Erica Juchem (filha de Berta e Frederico Juchem), Amália Mentz (esposa de Alberto Mentz e mãe de Alma Mentz). De pé, Alberto Mentz, (não identificado), Afonso Laux (Filho de Henrique, pai de Dary), Artur Laux (filho de Henrique, esposo de Elvina), não identificado.
Os três de pé, ao fundo, são Berta Juchem, irmã de Henrique Laux, seu esposo Frederico e Reinaldo Laux (irmão de Henrique).


3 comentários:

  1. Sensacional!! Meu bisavô e bisavó estão nessa foto!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Renato,

    Embora não tenhamos contato a vários anos, acompanho pelo teu blog as notícias e a história do Caí e da Capela; não poderia deixar de comentar sobre a foto histórica que colocaste neste post, pois permitiu que eu conhecesse meu avo e minha avó por parte de pai, que até hoje eu não tinha tido oportunidade de conhecer, mesmo por fotografia. Além disso, na foto aparece meu pai, quando tinha dois ou três anos, quando a família estava em Tramandaí, praia de muitas lembranças da minha infância, quando tive a oportunidade de conviver contigo quando criança.
    Um grande abraço, e se tiveres outras "jóias raras", publica, que ficarei muito grato.
    RICARDO LAUX (filho de Waldemar Laux)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou da familia LAUX que atualmente se encontra em MONTENEGRO e queria saber se vc sabe de alguma coisa sobre esta parte da familia.

      meus avós são Bruno Laux e Maria Venilda Casper Laux.

      Excluir