quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

1312 - Veículos da Padaria Laux I - Ford Prefect


Dary Laux, em 1951, com a caminhonete que usava para fazer entregas no interior






Vânia Laux de Leão, filha mais velha de Dary Laux colheu informações sobre os veículos que foram usados pela Padaria Princesa, de Laux & Rangel, em São Sebastião do Caí, ao longo das décadas de 1950 e 1960. Ela contou, para isso, com a colabroação de Antônio Laurindo Lorscheiter, 80 anos, que lembra da padaria desde que Dary Laux adquiriu a parte na sociedade que pertencia ao Antônio Martinez.  
Martinez era cunhado e sócio de Lauri Rangel e, em 1950, Dary tornou-se sócio de Lauri, sendo que Antônio Laurindo veio trabalhar na padaria nesta época. Contratado inicialmente para a distribuição de pães com a carroça na área central da cidade e na Vila Rica, de 1950 até 1953, assumiu em seguida a entrega também com as camionetes, viajando para localidades do interior e municípios vizinhos.
Com informações dadas por Laurindo, Vânia pode descrever as poucas fotografias de camionetes antigas que eram utilizadas na distribuição dos produtos da padaria. Estas fotos fazem parte do acervo da família Laux, guardadas pela viúva de Dary,  Vera Diesel Laux.


Na foto acima, vemos Dary com 21 anos, em 1951, junto ao Ford Prefect 47, importada da Inglaterra. Na lataria, ainda havia a identificação da antiga sociedade, Martinez e Rangel. A distribuição dos produtos era feita por todo interior do município de São Sebastião do Caí, que era muito grande. Este tipo de utilitário, por curiosidade, conforme pesquisa no Google, era comum para o uso de padarias e tinturarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário