quinta-feira, 1 de março de 2012

1328 - Começo difícil

Hoje uma grande loja da rede CR Diementz ocupa a área onde foi criado o primeiro armazém da família Mentz

Para cuidar do armazém, que recebeu o nome de Casa Reinaldo Mentz  ou CR Mentz, seu Reinaldo chamou de volta o seu filho José Ernesto, que tinha, então, 16 anos. E, para ajudá-lo no comando da loja, convocou também as filhas Maria Emília e Sueli Terezinha, ainda mais novas. Isso aconteceu no ano de 1956.
Para aprender a arte do comércio, antes da abertura do armazém José Ernesto foi trabalhar, por um mês, no estabelecimento do comerciante Gentil Batista da Silva,  no bairro Campina (então Vila Campina), em São Leopoldo
O trio de adolescentes, sob o olhar protetor da mãe, dona Ireda, tinha um enorme desafio pela frente. Existiam, naquela época, concorrentes fortes em Capela de Santana. Comerciantes estabelecidos há muito tempo, com muito mais experiência e capital do que eles.
Mas os jovens irmãos não desanimaram. Foram à luta, compensando as suas deficiências com esforço e dedicação.
Sem saber disso, José, Emília e Terezinha investiram num fator muito importante para ser o principal diferencial da sua loja: a qualidade do atendimento.
José Ernesto costumava levar o “rancho” (compras volumosas, difíceis para o cliente levar nas mãos) na casa do cliente. E, como a empresa não dispunha de um veículo motorizado, ele fazia isso com um carrinho de mão. Só depois de alguns anos de atividades foi possível comprar uma carroça para fazer a entrega dos ranchos. Foi somente em 1962, seis anos depois do início das atividades, que a firma conseguiu comprar uma pick up usada para executar esta tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário