quinta-feira, 1 de março de 2012

1329 - CR Diementz: tudo começou em Capela de Santana


Capela, na época de fundação da empresa, era um distrito de São Sebastião do Caí
Reinaldo Mentz foi um homem simples, nascido na localidade de Divisa, perto da atual cidade de Capela de Santana. Na época, tanto Capela como Divisa pertenciam ao município de São Sebastião do Caí. 
Tudo era muito difícil, naquela época, e Reinaldo não teve muita oportunidade de estudar. Mas aprendeu com seus pais, Luis e Emília Mentz, o valor do trabalho. Trabalhava desde a infância, ajudando seus pais nas atividades rurais. Adulto, ele dedicou-se à criação de gado e a produção de acácia negra. Com bom tino para negócios, chegou a alcançar uma boa situação econômica.
Com isso pode proporcionar aos filhos um melhor nível de educação.
Seu filho mais velho, José Ernesto Mentz, quando garoto, foi estudar em Novo Hamburgo, no Colégio São José. Um dos melhores do estado, naquela época.
José destacou-se nos estudos. Era um dos melhores alunos da sua classe. Se continuasse os estudos, certamente se tornaria um doutor, como aconteceu com colegas seus que disputavam com ele os primeiros lugares na turma.
Mas seu pai tinha outros planos para ele. Por achar que o filho estaria melhor com a família e acreditando fundamentalmente no valor do trabalho como formador do caráter das pessoas, ele decidiu construir um bom prédio em Capela de Santana e começar ali um armazém. Mas seu Reinaldo não pretendia abandonar as suas atividades habituais de criação de gado, plantio de acácia, compra e venda destes produtos. Atividades às quais ele se dedicava com grande êxito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário