sexta-feira, 2 de março de 2012

1330 - Estrada Rio Branco revisitada

O nome de Estrada Rio Branco foi uma homenagem ao Visconde de Rio Branco, grande líder político da época e pai do Barão de Rio Branco
A antiga Estrada Rio Branco, construída a partir do ano de 1874, ligou a cidade de São Sebastião do Caí a Caxias do Sul e Vacaria. Ela teve fundamental importância para o desenvolvimento do Vale do Cai e da Serra e serviu especialmente ao município de Caxias do Sul, pois foi o único meio de comunicação entre ele e a capital da província e o resto do mundo.
Existe, de certa forma, uma irmandade entre São Sebastião do Caí, Caxias do Sul e a Estrada do Rio Branco. E uma irmandade gêmea, pois os esses três entes geográficos foram concebidos conjuntamente e filhos de um mesmo pai: o governo imperial brasileiro.
Eram tempos de Dom Pedro Segundo, o Brasil havia saído vitorioso da Guerra do Paraguai e era reconhecido como uma das maiores potências do continente americano. No ano de 1871, o carioca José Maria da Silva Paranhos era o político brasileiro de maior destaque no país. Tanto que o imperador o incumbiu de formar o gabinete do governo. Ou seja, coube a ele escolher os ministros do governo imperial ficando ele como primeiro ministro.
E foi nesta época que o império decidiu dar um novo impulso à imigração de europeus para a província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Impressionado com o desenvolvimento econômico que a imigração alemã, promovida principalmente nos anos de 1824 a 1830, trouxe para a província, o império resolveu destinar mais terras desabitadas para um novo projeto de imigração. 
Antes já havia feito isso criando as colônias de Feliz e de Nova Petrópolis, nas décadas de 1840 e 1850. Ambas muito bem sucedidas. Na década de 1870, no governo do primeiro ministro Visconde de Rio Branco, foi realizado um projeto ainda mais audacioso, aproveitando as áreas da região serrana. Em 1877, a estrada  que ligava São Sebastião do Caí ao Campo dos Bugres, já aberta até o núcleo colonial, recebeu o nome de Visconde do Rio Branco.
Para isso, os índios que eram os únicos habitantes desse território, foram transferidos para o norte da província e foi montado um minucioso projeto para a efetiva implantação da nova área de colonização.
ROTA ESTRADA RIO BRANCO
Atualmente está em gestão o projeto de criação de uma rota turística que terá por mote principal a antiga Estrada Visconde de Rio Branco e a epopéia vivida pelos imigrantes europeus (predominantemente italianos) que usaram aquele caminho para chegar a uma terra selvagem e lá implantar a civilização.
Chamada Rota Estrada Rio Branco, a rota foi idealizada pelo doutor em turismo Luiz Brambatti. No dia 28 de fevereiro, foi realizada uma reunião preparatória para a implantação do projeto. Ela ocorreu no estande da Prefeitura de Caxias do Sul na Festa da Uva, que estava se realizando na ocasião. Estavam presentes os prefeitos Ivo Sartori, de Caxias do Sul; Nestor Seibert, de Bom Princípio e Darci Lauermann, de São Sebastião do Caí e representantes dos demais municípios.


Mais informações sobre a Estrada Rio Branco e a Rota Estrada Rio Branco, você encontra em  http://estradariobranco.blogspot.com/





Nenhum comentário:

Postar um comentário