sábado, 3 de março de 2012

1331 - Monografia Caí, de Alceu Masson

O livro Caí, de Alceu Masson, é um registro importante para a história de São Sebastião do Caí e municípios que dele se emanciparam
No ano de 1940, a Livraria Caiense editou a monografia Cahy, escrita por Alceu Masson. O livro, é chamado de monografia, por tratar de um assunto só: o município de Caí.
O livro, conforme consta na capa, foi editado pela Prefeitura Municipal de Caí. Na época, o prefeito era Egydio Michaelsen, um homem de grande visão que, na década de 60, foi Ministro da Indústria e Comércio no governo de João Goulart.
A Livraria Caiense foi fundada em 1935, por Arno Wilibaldo Kusminsky. Tinha, portanto, apenas cinco anos de existência quando foi editado. Ela existe até hoje, em plena atividade, com comércio e gráfica no tradicional prédio situado na esquina da Rua Marechal Deodoro com 13 de Maio. Um dos pontos mais centrais da cidade.
O livro foi impresso por Luis Carlos Dietrich que, segundo Luis Fernando Selbach, atual diretor da Livraria, levou um ano para ser impresso e teve tiragem de 1.000 exemplares. Dietrich fez, também, a tipografia, com tipos móveis (a letras, em chumbo eram montadadas uma a uma sobre uma táboa, formando a página a ser impressa).
Na época, o nome do município era apenas Caí, pois o governo estadual, influenciado pelas idéias do positivismo, havia abolido os nomes de santos na denominação de municípios.
Alceu Masson era um artista eclético. Tanto dominava a arte de escrever como a de desenhar. Ele mesmo desenhou mapas e, certamente, também a capa do livro.
Na época, os municípios de Portão, Capela de Santana, Nova Petrópolis, Feliz, Alto Feliz, Vale Real, Linha Nova e São José do Hortêncio ainda pertenciam ao município do Caí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário