terça-feira, 6 de março de 2012

1332 - São José do Inhacorá


São José do Inhacorá foi povoado por pessoas vindas do Vale do Caí 
Arno Carrard (centro) foi homenageado pela ajuda que deu à emancipação do município
Depois de emancipar sua terra natal, Bom Princípio, o advogado e ex-procurador federal Arno Carrad ajudou a emancipar centenas de municípios gaúchos. Recentemente ele foi visitar São José do Inhacorá, que lhe prestou homenagem pelo papel fundamental que ele desempenhou na criação do município.
Ele relata assim o que observou naquele pequeno e, extremamente próspero, município.
São José do Inhacorá, antigo distrito de Três de Maio. Ambos são localizados na Grande Santa Rosa e têm alguns aspectos estreitamente ligados ao Vale do Caí. Quase todas as famílias lá radicadas, são oriundas  de Montenegro, Salvador do Sul, Maratá, São José do Sul, Barão, Harmonia, Caí, Feliz, São Pedro da Serra e principalmente de Tupandi.
E isso se torna visível à medida que se relaciona os sobrenomes, que são comuns às duas regiões.
Um exemplo disso é a família Kercher, tios e primos do Prefeito Mano Kercher, de Tupandi. 
Para quem se liga na história, deve-se lembrar que, lá pelas primeira décadas do século passado, o Vale do Caí foi envolvido num grande êxodo rural. 
As famílias eram numerosas e as propriedades eram pequenas. Não havia terra suficiente para pais e filhos trabalharem e delas tirar o seu sustento. Como consequência, grandes legiões de pessoas migraram para o noroeste do Estado. 
Ficou então definido que aqui no Vale  éramos chamados como "colônias velhas". E, aquelas de lá, "colônias novas". 
Hoje, descendentes dos primeiros imigrandes espicharam seus deslocamentos para o norte do Brasil,  para o Paraguai onde são  conhecidos como "Brasiguaios" e para dentro da fronteira da Argentina.  Outra coisa em comum é que lá, como aqui no Vale, os distritos dependentes de grandes municípios (como o Caí, Montenegro e Três de Maio) vinham definhando, marcados pelo empobrecimento, esvaziamento  e sem qualquer apoio governamental. 
Líderes da localidade de São José do Inhacorá, sabedores do que Arno Carrard havia feito por Bom Princípio, pediram a sua ajuda para promover a emancipação d Acompanhado  por Guido Kercher, pai do Prefeito Mano, ele assumiu incondicionalmente os trabalhos e tudo terminou num projeto que deu certo. E, no último sábado, numa grande cerimônia realizada em São José do Inhacorá, foi outorgado o título de "CIDADÃO EMÉRITO" para o advogado. 
Para os irmãos Guido e Arno Kercher, o último com família lá radicada desde a metade do século passado, também foram concedidos diplomas de "HONRA AO MÉRITO". 
Quem hoje visita São José do Inhacorá, tem a oportunidade de constatar uma transformação indescritível. A cidade se mostra como um cartão postal. Onde termina a parte urbana, iniciam as grandes plantações de soja, como se fosse uma maquete.  Nada de grandes indústrias. A economia é baseada na rica produção agrícola e pequenas empresas. Inexitem favelas,  núcleos de carentes ou  analfabetos.  Rigorosamente todos os prédios são novos ou revitalizados, dando um cenário multicolorido. Sem exceção,  todas as salas de aula estão informatizadas e com ar condicionado. Mas, o grande atrativo é a imensa praça cuja arquitetura não tem similar. Afirma Carrard que é uma das praças mais bonitas que viu no Mundo (ele que já visitou 140 países. Não é por nada que noivos dos outros municípios lá comparecem para produzir álbuns de fotografias de casamentos. E, mais uma vez, o advogado recolhe o carinho e o agradecimento das comunidades que se mostram felizes por viverem novos tempos. Recentemente Carrard foi agraciado com o mesmo título em Mato Leitão. No próximo dia 20 deste mês de março, será em Santa Clara do Sul, terra da modelo internacional Shirlei Mallmann. Ambos os municípios pertencem ao Vale do Taquari. E essas manifestações populares vêm se multiplicando, chegando a dezenas por todo o Estado.
O sucesso de São José do Inhacorá demonstra que Carrard estava certo quando, na década de 1980, ele se empenhou tanto pelas emancipações. É inestimável a contribuição que ele deu para o progresso do estado do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário