domingo, 29 de abril de 2012

1368 - Festa da Bergamota

Na década de 1980, a Festa da Bergamota alcançou sucesso espetacular, atraindo para o Caí um movimento nunca visto anteriormente. E nem posteriormente
A primeira Festa da Bergamota foi realizada em Capela de Santana, que era distrito caiense. Foi iniciativa de moradores de Capela e, especialmente, dos dirigentes do Centro de Treinamento da Mecanização da Lavoura (CTML) que lá existia na época.
O prefeito da época, Heitor Selbach, ficou muito impressionado com o sucesso do evento e o oficializou através de Lei Municipal. Ainda no governo de Selbach, em 1971, foi realizada a segunda Festa da Bergamota, mas na sede do município: na praça central da cidade e com repercussão muito maior.  Em 1972 ocorreu a 3ª Festa, já com o município sendo administrado pelo prefeito Bruno Cassel. O sucesso se repetiu, mas ficou decidido que a festa deveria ocorrer de dois em dois anos. A próxima deveria ser, portanto, em 1974. Mas, como 1975 foi o ano do centenário do município, a administração municipal decidiu aguardar mais um ano para a sua realização e dar ao evento um âmbito maior.
A quarta festa, em 1975 foi sucesso maior ainda. Mas a quinta festa só veio a acontecer em 1977, pois o centro da cidade não comportava mais um evento que atraía tanto público e a prefeitura empenhou-se na construção do Parque Centenário para dar-lhe um local adequado. Graças à festa, portanto, o Caí conta com o grande parque situado junto ao centro da cidade.
A primeira festa ali realizada foi a quinta, em 1977. Depois disso, principalmente ao longo da década de 1980, a festa viveu o seu apogeu. Especialmente nas festas de 1984 e 1986, que foram presididas por Gerson Veit.
FESTA GEROU PROGRESSO 
Para a quinta Festa da Bergamota, em 1979, foi construído um pavilhão modesto no Parque Centenário, que serviu para a exposição comercial e industrial. 
Depois da festa, o mesmo pavilhão foi utilizado para a instalação provisória da fábrica de calçados Eran. A empresa funcionou ali por alguns anos, impedindo a realização da festa nos anos seguintes. Mas valeu a pena, pois a Eran cresceu e, mesmo vindo a fechar suas portas alguns anos mais tarde, deu enorme contribuição para o progresso caiense. Suas instalações, e a mão de obra ali formada, foram utilizadas pela fábrica de calçados Azaléia, que teve extraordinária expansão e impulsionou o grande progresso caiense observado nos anos 80 e 90 do século passado.

Um comentário:

  1. Correção: A V Festa da Bergamota foi realizada nos dias 2 à 10 de junho de 1979.

    ResponderExcluir