sexta-feira, 4 de maio de 2012

1374 - O paço municipal

Nas décadas de 30 e 40 os prédios da prefeitura abrigavam todo o governo municipal, a câmara, o forum, a delegacia e até a cadeia

Na época do império, eram as câmaras municipais que exerciam o governo. Não existia a figura do prefeito. No Caí a câmara funcionou, inicialmente, num prédio alugado. A terceira câmara eleita, que era presidida pelo Coronel Paulino Inácio Teixeira, mandou construir um prédio próprio para a prefeitura (na época chamada de paço municipal), que passou a ser utilizado em 8 de março de 1886. O prédio original foi construído na esquina das ruas que hoje têm os nomes de Marechal Floriano Peixoto e Pinheiro Machado. Esse prédio, inicialmente tinha apenas o piso térreo. Com o tempo, foi ampliado e melhorado.
O segundo prédio, construído ao lado do original, foi erguido pelo ano de 1930, no segundo governo do intendente Alberto Barbosa e serviu, inicialmente, para abrigar o foro e o quartel da guarda municipal.
Alceu Masson, na Monografia Caí editada em 1940, mostra que, naquela época, os dois prédios comportavam um amplo centro administrativo:
“No edifício do foro, ligado por um patamar ao paço municipal, estão instalados os cartórios do registro civil, de órfãos e ausentes, do cível e crime, a delegacia de polícia e a cadeia civil. No andar térreo do paço municipal, acham-se a coletoria estadual, a junta de alistamento militar e a subprefeitura do distrito de Caí.”
Como se vê, os dois prédios, há 70 anos, abrigavam toda a administração municipal, mais o forum, a delegacia, a exatoria e outros órgãos públicos, inclusive a cadeia. Na época, o município era muito maior do que hoje e mais populoso, mas a estrutura e o funcionalismo municipal eram bem menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário