sábado, 5 de maio de 2012

1375 - Imprensa caiense na primeira metade do século XX

Alceu Masson foi editor secretário do jornal Eco do Caí, em 1925
Quando Alceu Masson escreveu a obra Caí - Monografia, no ano de 1940, não havia nenhum jornal editado no município. O seu livro contém, no entanto, uma relação de jornais que circularam no Caí antes desta data. Sobre isso, Masson escreveu, na Monografia, o seguinte capítulo:


"IMPRENSA
Em épocas diversas, editaram-se na sede do município quatro jornais hebdomadários" (semanais), que tiveram vida efêmera.
O primeiro, fundado em 1904, denominava-se "O Republicano" e era propriedade do sr. Nicanor B. da Luz, seu diretor-gerente.
Publicou-se, depois, o "Rio Branco", fundado em 1914 pelo seu diretor-gerente, sr. Chateaubriand A. Santos.
Seguiu-se "O Eco do Caí", de propriedade do sr Otto Weber e fundado em 1917.
Depois do "Eco do Caí", apareceu "A Evolução", que teve duas fases.Surgiu pela primeira vez em 1921, fundado pelo dr. Atos de Morais Fortes, que foi seu redator, e pelo sr. Otto Weber, que exerceu o cargo de gerente. Depois de uma longa interrupção, reapareceu em 1925, fundada pelo dr. Atos de Morais Fortes, que foi seu redator, tendo como redator-secretário o autor desta monografia, e como gerente o sr. Aluísio de Morais Fortes.
Publicou-se, por último, o "Correio do Caí", fundado em 1931 pelos srs. dr. Atos de Morais Fortes e Carlos Fuhrmann, respectivamente diretor e gerente do jornal.
Como acima dissemos, todos esses periódicos tiveram pouca duração. Muito concorreu para isso a facilidade com que os jornais de Porto Alegre são enviados à sede do município, onde se distribuem todos os dias, ainda de manhã. Nessas condições, os moradores de Cai liam liam nos jornais da capital as principais notícias do município, antes que fossem publicadas no semanário local, o que tirava a esse a maior parte do seu interesse.
Além disso, os periódicos de Caí encontraram, naturalmente, todas as dificuldades com que luta, em regra, a imprensa do interior. E, só conseguiram manter-se por espaço de alguns anos graças à tenacidade e espírito de sacrifício de seus diretores."

Nenhum comentário:

Postar um comentário