Nesta foto, tirada no verão de 2012, o rio estava normalmente baixo |
No ano de 1997, o nível do rio esteve muito baixo, como se pode observar nessa foto tirada na ocasião |
No dia 29 de maio de 2012, o rio Caí baixou a um nível raramente observado. Talvez o mais baixo da história |
A imagem acima foi tomada numa época em que o rio estava cheio. Até esse nível, não se considera que haja enchente. Nas maiores enchentes, a água chega a entrar no piso térreo do casarão que se vê na foto
A cidade de São Sebastião do Caí surgiu junto ao rio porque, na época, a navegação fluvial era o melhor meio de transporte disponível na região. O seu desenvolvimento inicial foi junto ao porto e, por isso, grande parte dela é sujeita a enchentes.
No dia 29 de maio de 2012, foi observada a maior estiagem da última década. Talvez a maior da história. Mesmo assim, o abastecimento de água da cidade, que é feito com água extraída do rio, não foi prejudicado. Desde que foi implantada a usina da CORSAN na cidade, no início da década de 1960, nunca o nível do rio ficou tão baixo a ponto de faltar água para o abastecimento da cidade.
Uma foto tirada em 1997 (veja acima) mostra o rio num nível muito baixo e com bancos de areia visíveis. Contando-se as linhas de pedras do cais (abaixo da escadaria) percebe-se que o nível da água naquela ocasião foi semelhante ao observado em 2012. O fato de aparecer areia na foto de 1997 se explica pela dragagem que foi feita em 2005, extraindo muita areia naquele local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário