No início do século, famílias inteiras já viajavam para a praia nos meses do veraneio |
O jornalista Felipe Kuhn Braun, apesar de jovem, já realizou uma obra monumental. Desde a adolescência ele abraçou a missão de preservar um tesouro da cultura gaúcha.
Felipe, que tem 25 anos, preocupou-se com o fato de que fotos antigas, guardadas pelas famílias, estavam se perdendo. Muitas pessoas acabam jogando no lixo, ou queimando, fotos antigas deixadas por seus antepassados.
Preocupado com isso, Felipe passou a visitar famílias e tratou de copiar, através de um scanner, as fotos que elas guardavam. Descendente de alemães, ele focalizou o seu trabalho nos vales do Sinos e Caí.
Depois de dez anos de trabalho, Felipe conseguiu acumular 25 mil fotos e, também, muito conhecimento.
Com esse material, o jovem pesquisador já publicou cinco livros sobre a história e os costumes dos alemães que vieram para o Rio Grande do Sul e seus descendentes. E a sua sexta obra está deverá ser lançada ainda nesse ano.
Ainda sem nome definido, o novo livro vai ser dedicado ao hábito dos colonos irem à praia para o veraneio. No litoral, especialmente em Tramandaí, existiam fotógrafos à beira mar e praticamente todas as famílias tiravam fotos com eles, para guardar de lembrança.
A TV FEEVALE produziu matéria sobre o trabalho de Felipe Braun, que pode ser assistido em
http://www.youtube.com/watch?v=qLL2n2Tos2k&list=UUjMbLpXQDFG8jsZ0Myo1OuQ&index=5&feature=plcp
Clique sobre o endereço acima para assistir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário