Novos prédios serão construídos e curso de Engenharia começa no primeiro semestre de 2013 |
Em cerimônia a ser realizada na noite da próxima sexta-feira, o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Isidoro Zorzi, vai oficializar a elevação do núcleo universitário Vale do Caí para a categoria de campus universitário.
Será criado, assim, o Campus Universitário do Vale do Caí. Contando com área própria de 44 hectares na localidade de Lajeadinho, o Campus tem muitas possibilidades de se desenvolver. E é esse, justamente, o objetivo da UCS.
Os planos, com relação ao campus caiense, são ambiciosos e as obras começam já neste ano, com a construção de um prédio aos fundos do edifício atualmente existente.
No próximo ano deverá ser construído outro edifício, com dimensões iguais às do atual. A construção a ser erguida ainda neste ano fará a conexão entre os dois prédios, formando um desenho semelhante à letra H.
O prédio da conexão contará com área de convivência, elevador (que servirá aos dois prédios: o atual e o futuro) e duas grandes salas de aula.
Com isso, as instalações propiciarão a criação de um novo curso na universidade: o de engenharia de produção. Curso que já deverá ser oferecido no primeiro semestre do ano que vem.
Com a construção do novo edifício, no próximo ano, a UCS Vale do Caí terá a possibilidade de oferecer ainda mais cursos. As possibilidades para isso são grandes, porque o Campus Universitário do Vale do Caí tem o propósito de atrair estudantes da Região Metropolitana de Porto Alegre, cuja população é de 4 milhões de habitantes. O Caí, como se sabe, está sendo integrado à área metropolitana de Porto Alegre. O que vai favorecer esse projeto.
Poderá, com isso, ocorrer a inversão de uma tendência que parecia ser uma fatalidade histórica: os jovens do Caí e da região, no passado, iam a São Leopoldo, Novo Hamburgo e Porto Alegre para estudar. No futuro, os 44 hectares do Campus da UCS poderão se transformar num centro educacional capaz de criar o fluxo inverso, fazendo com que os estudantes da Grande Porto Alegre venham estudar na região.
Em vista disso, a cerimônia de criação do Campus Universitário do Vale do Caí, que ocorrerá às sete e meia da noite, terá dimensões históricas.
Somente a criação do curso de engenharia de produção já deverá representar um passo enorme para o desenvolvimento econômico da região, pelos ganhos de produtividade que poderá trazer para as empresas da região.
Em sequência, outros cursos de engenharia serão implantados, como o de engenharia civil, pois sendo criada a estrutura básica para ensinar uma engenharia, fica mais fácil ensinar também as outras.
Com a construção de mais prédios e a criação de outros cursos, o Campus Universitário da UCS Vale do Caí poderá se tornar um dos mais importantes centros de ensino superior do estados. Tanto a UCS quanto o Vale do Caí têm potencial para isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário