As ruas centrais do Caí são largas e bem traçadas porque a cidade nasceu de forma planejada (clique sobre a foto para ver melhor) |
Quase um século antes, na década de 1870, algo semelhante aconteceu no Vale do Caí.
A cidade de São Sebastião do Caí foi criada por iniciativa do governo imperial. Dom Pedro II e seu primeiro ministro, o Visconde de Rio Branco, decidiram tocar um grande projeto de imigração para povoar a região serrana da então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul.
Para chegar até a região onde hoje se encontra a cidade de Caxias do Sul, o melhor meio era navegar pelo rio Caí, até onde fosse possível, e depois seguir através de trilhas andando a cavalo ou a pé. Na época, praticamente não existiam estradas no interior da província.
O rio Caí era navegável somente até o ponto em que hoje se encontra a cidade de São Sebastião do Caí, pois logo adiante (rio acima) existiam três corredeiras que dificultavam muito a navegação. Principalmente nas épocas de pouca chuva, quando o rio estava baixo.
Isso fez com que o local fosse escolhido para a implantação do núcleo em que se instalaria a administração do projeto de colonização.
Assim, em 1875, foi criada a cidade e o município de São Sebastião do Caí. O local era ainda muito pouco povoado, menos do que outras localidades que passaram a pertencer ao município. Além de Capela de Santana, primeira localidade a se desenvolver no Vale do Cai, também São José do Hortêncio, Feliz, Bom Princípio, São Vendelino, Nova Petrópolis e Linha Nova foram povoados antes do Caí.
Quando o Caí tornou-se sede do município, houve revolta em São José do Hortêncio, que era muito mais desenvolvido, rico e estruturado.
Mas a opção pelo Caí se impôs pelo fator logístico. Por até ali ser possível chegar de barco.
A cidade foi criada com capricho. De imediato foram instalados ali a administração municipal, a autoridade policial e o forum. Foi criada, também, a infraestrutura urbana, com arruamento feito de forma ordenada. Coisa incomum naquela época.
Chama atenção, até hoje, o fato das ruas do Caí serem largas e os quarteirões são quadriláteros perfeitos. O que aconteceu porque o Caí, na sua fase inicial, foi uma cidade planejada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário