terça-feira, 3 de julho de 2012

1417 - Biblioteca só de escritores caienses


Zenon Koch da Silva (da EZA) e Cláudio Selbach (que produziu a estante) com os escritores Luiz Fernando Oderich, Renato Klein, Paulo Silveira, Eliana Masson (filha adotiva de Dalila Masson, viuva de Alceu Masson), Sílvio Nazário, Vera Padilha, Zuca Flores e Roque Mengato

A EZA é uma das poucas empresas de contabilidade, no estado, que é certificada com o ISO 9001. É, portanto, uma empresa de primeiro mundo. E, como é de se esperar de uma empresa assim, ela não se preocupa apenas em ser lucrativa. A EZA assume as suas responsabilidades sociais. Ou seja, ela se esforça para contribuir para a evolução da sociedade nas comunidades em que atua. Já tomou várias iniciativas com esse objetivo e, no último dia 2 de julho, lançou um novo projeto com esse objetivo.
Numa solenidade que contou com a presença do prefeito Darci Lauermann e de sua esposa Zoraia, que é professora e secretária municipal da educação, lançou a Biblioteca Itinerante Alceu Masson.
O nome da biblioteca é homenagem a um dos maiores escritores de todos os tempos. Masson escreveu dezenas de livros próprios e traduções. Era um grande intelectual e artista. Inclusive, uma obra totalmente dedicada ao município de São Sebastião do Caí. Editada em 1940, a obra chamou- se Monografia Cahy e, em 229 páginas, fez um amplo levantamento histórico e geográfico do município.
A biblioteca é itinerante porque vai circular pelas empresas caienses. E têm uma característica muito peculiar e importante: todos os livros que a compõem são da autoria de escritores caienses.
Já foram reunidos cerca de 30 livros e outros ainda falta angariar ou adquirir. Boa parte desses volumes foram doados pelos próprios autores ou seus descendentes. Quem possuir algum livro de autor caiense e se dispuser a doá-lo à biblioteca pode entrar em contato com a equipe de responsabilidade social da empresa pelo fone 3635-1365 ou com Madali Schütz, pelo 99442786.
A maior parte da população caiense desconhece a grande maioria dessas obras e os seus autores. Por isso é muito importante a iniciativa da EZA. Assim como uma árvore não pode crescer sem contar com raizes sólidas, um povo não pode progredir sem valorizar e conhecer a sua própria cultura e história.
Uma das grandes realizações do projeto foi a aquisição de um raríssimo exemplar da Monografia Cahy, que terá o seu conteúdo disponibilizado na internet ficando ao alcance de todos os interessados em conhecê-lo.
A implantação da Biblioteca Alceu Masson é uma iniciativa da empresa e dos seus funcionários (ou colaboradores, como se diz modernamente).
Vários escritores caienses compareceram à cerimônia de lançamento da biblioteca. Esteve presente, também, Eliana Masson, que é filha adotiva da viúva de Alceu Masson, dona Dalia
Se outras empresas seguirem o exemplo da EZA e criarem as suas equipes de responsabilidade social, mais iniciativas valiosas, como essa, poderão ser tomadas e muito poderá ser feito pela melhoria da nossa sociedade. Coisas assim acontecem muito no primeiro mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário