quarta-feira, 4 de julho de 2012

1420 - Escola Tia Jussara, do bairro Quilombo


A escola infantil do bairro Quilombo é a mais moderna do município

A mais moderna escola caiense está com as suas obras praticamente concluídas. Na próxima quarta-feira, às onze horas da manhã, será inaugurado o prédio da Escola Municipal de Educação Infantil Tia Jussara, no bairro Quilombo.
Situada nas proximidades do Instituto Paulo Freire, a EMEI Tia Jussara representou um elevado investimento para a prefeitura. Considerando o valor dos oito terrenos que foram doados pela prefeitura e os valores em dinheiro que o município teve de acrescentar à verba federal recebida, a contribuição do município passou de um milhão de reais.
A conclusão das obras não vai significar a solução para a falta de vagas nas escolas infantis (antigamente chamadas de creche), mas vai dar uma boa ajuda.
É esperado o comparecimento do secretário estadual de obras Luiz Carlos Busato à cerimônia de inauguração.
Mais de 200 crianças com idade de um aos cinco anos, poderão estudar na nova escola. Como atualmente muitas crianças do bairro Quilombo estudam em escolas infantis situadas em outros bairros da cidade, agora elas poderão ficar mais perto de casa. Com isso abrirão mais vagas nas outras escolas.
A inauguração do prédio, entretanto, não sigmifica a imediata entrada em funcionamento da escola. Alguns meses ainda serão necessários para a implantação do mobiliário, instalações, contratação de profissionais e outras providências.
Mesmo assim, conforme reconhece o prefeito Darci Lauermann, ainda se estará longe de atender a todas as crianças caienses com idade para frequentar as EMEIS. Muitas ainda ficam em casa, aos cuidados da mãe, da avó ou da tia. O que não é satisfatório, pois as Escolas de Educação Infantil não servem apenas para cuidar das crianças quando a mãe tem de trabalhar fora de casa. Elas têm hoje o objetivo de educar as crianças. Os primeiros anos de vida são excelentes para a educação e, quando elas são educadas nesse período, têm grandes ganhos intelectuais, chegando muito melhor preparadas para as etapas seguintes do ensino.
A atual aministração municipal primou pela criação de escolas infantis e pela ampliação das já existentes, mas será necessário fazer mais ainda, nos próximos anos.
O nome Tia Jussara é homenagem a uma moradora do bairro que, antes de existirem as escolas de educação infantil públicas, acolhia em sua casa as crianças cujas mães tinham de sair de casa para trabalhar. O carinho dela com as crianças calou fundo na lembrança de muitas dessas crianças, hoje adultas. A escolha do nome foi feita por votação popular.
Tia Jussara, cujo nome completo era Jussara de Oliveira Correa, já falecida, foi esposa de Lindomar Délcio Correa, outra destacada figura deste bairro popular caiense.
O Quilombo, como o próprio nome indica, foi um reduto de moradores negros. Formou-se já no início do século XX ou, talvez, antes disso. O nome forte fez com que a denominação Quilombo se estendesse às áreas adjacentes ao núcleo primitivo. O núcleo original é muito afetado por enchentes, mas algumas áreas próximas, por estarem livres delas, são muito valorizadas e tem sido área preferencial para construções, nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário