segunda-feira, 23 de julho de 2012

1447 - Léo Klein - dados biográficos

Gerson Veit, Léo Klein e seu vice, Pedro Diomar Pacheco Flores (com gravata vermelha)
Caiense, nascido em 4 de julho de 1952, Léo Alberto Klein é filho de Edmundo Alfredo Klein e Luiza Ferreira Klein. Ele estudou, na antiga Escola Duque de Caxias, da comunidade evangélica, e no Ginásio São Sebastião. Fez o segundo grau ainda no Cai, na Escola Cenecista Alceu Masson e formou-se em Direito na UNISINOS.
Quando jovem, Léo foi músico profissional. Depois atuou no comércio, gerenciando o Supermercado Kleazzi e a distribuidora de bebidas Klein. Depois de formado, exerceu  também no Direito. Mas descobriu a sua vocação na atividade política. Em 1988 elegeu-se vereador pelo PPS e depois foi chefe de gabinete e, depois, secretário da saúde, no governo do prefeito Egon Schneck.
Com isso, Léo Klein acumulou experiências que foram muito úteis para a sua atividade de administrador municipal.   Ele tem condições de entender a atividade empresarial e também a atividade pública.
A compreensão do Direito também o ajuda muito e até a atividade como músico serviu para o inspirar na realização de uma das suas maiores obras, que foi a construção do Centro de Cultura. No ano 2000, Léo Klein elegeu-se prefeito. E obteve a reeleição em 2004.
Em seu governo teve de enfrentar a crise do fechamento da fábrica Azaléia, que, com suas duas unidades instaladas no município, era a maior empresa do município. Prevenindo-se contra o desemprego, Léo Klein anunciou, no primeiro dia de governo, a implantação de uma grande indústria no município: a Agrosul, que hoje  emprega 1.000 funcionários.
Várias outras empresas, como a Delta Frio e a Cláudio Vogel, também foram atraídas para o município. A Leitz recebeu incentivo para a implantação de modernas instalações próprias, e a Oderich teve apoio para a sua ampliação.
Grandes obras foram realizadas, inclusive de asfaltamento, construção de ginásios de esporte e escolas. Foi dada especial atenção ao atendimento à saúde e, na educação, foi implantado o transporte gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário