quarta-feira, 25 de julho de 2012

1451 - Procissão mostra a fé e a força dos caminhoneiros

Os caminhões da Palavro foram destaque na procissão
Em outros países, o transporte de cargas é feito, em grande parte, por barcos e trens. No Brasil é tudo com os caminhões. Pode ser um sinal do atraso do nosso país, que não aproveita os outros meios de transporte. Mas, felizmente, temos os caminhoneiros para “carregar o Brasil nas costas”. Se não fosse eles...
A força e importância dessa categoria de profissionais pode ser notada, mais uma vez, na manhã do último domingo, quando os motoristas caienses comemoraram o seu dia (25 de julho) de forma antecipada e brilhante.
O clima colaborou, a manhã de domingo foi agradável e os caminhoneiros deram um verdadeiro show, como fazem todos os anos.
O resultado foi uma procissão impressionante. Ela começou às nove e 45 da manhã (partindo do Variani antigo) e só terminou quando faltavam dez minutos para o meio-dia. Mais de 300 caminhões, além de ônibus, automóveis, motos e outros veículos participaram da celebração a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas.
Depois de passar pelo Centro, Navegantes,  Quilombo e Vila Rica, a procissão chegou à sede da Associação dos Motoristas do Vale do Caí, onde aconteceu a grande festa de confraternização. Em frente ao Centro Comunitário da Vila Progresso, o padre Carlos Roberto Vicente deu a benção a cada veículo que passava. Além de caienses, a procissão caminhoneiros de municípios vizinhos: principalmente do Pareci, Harmonia e Hortêncio.
Mais de 800 almoços foram servidos na festa  de confraternização e, à tarde, houve baile animado pela Banda Berlim. O dia estava quente (para essa época do ano) e o pessoal tomou muita cerveja na festa, que foi até às oito horas da noite. O salão ficou lotado e tudo transcorreu num clima de muita ordem e alegria.
Essa foi a 21ª Procissão dos Motoristas e a maior de todas. Desde a fundação da entidade, todos os anos aconteceu a procissão e a festa. Menos um, quando a aglomeração de pessoas foi desaconselhada devido a uma gripe que ameaçava a vida das pessoas.
Agora, apesar da gripe A ter causado até uma morte no município poucos dias antes, a procissão saiu do mesmo jeito. O pessoal gosta tanto que não deu para segurar.
A festa é importante para a arrecadação de fundos para melhorias na Associação dos Montoristas. Localizada no bairro Chapadão Baixo, a entidade é uma das mais ativas da cidade, com realização de festas e atividades esportivas. Seu atual presidente é Jaime Reis, que já trabalha pela entidade há muitos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário