quinta-feira, 30 de agosto de 2012

1475 - Família Zirbes faz seu primeiro encontro

Adolph Zirbes nasceu na Feliz, em 1849, e lá casou com Katharina Roth.
Na foto, o casal com seus filhos
No próximo dia 9, um domingo, estará acontecendo o primeiro encontro da família Zirbes, no salão da Comunidade Evangélica de Feliz. A festa começa às dez e meia da manhã.
Os primeiros Zirbes chegados ao Brasil foram Michael e sua esposa Susanna Elisabetha (nascida Schmidt). Eles chegaram em 26 de agosto de 1846 e estavam entre os pioneiros moradores da colônia criada pelo governo de Dom Pedro II, origem da atual cidade de Feliz. O casal veio de Horbuch, na região alemã de Rheinland Pfalz.
Com Michael e Elisabetha, vieram os filhos Wilhelm (Guilherme), que tinha 14 anos; Catharina, com nove; Christian, de oito anos e Elisabetha, com apenas oito meses.
Já no Brasil nasceram os filhos Margareth, de 1848; Adoph, um ano depois e Ana Maria, em 1853. Michael exerceu a profissão de sapateiro.
Esse núcleo familiar inicial deu origem a uma grande descendência. Catharina casou com Daniel Arend, na Feliz, e logo ficou viúva. Casou-se novamente com Friedrich Palhas. Elisabetha casou com Peter Noll, na Feliz. Margareth casou com Georg Jakob Fuchs, de Linha Nova.
O filho Wilhelm casou com Magdalena M. Müller e está sepultado no cemitério do Matiel (no Pareci Novo). Adolph casou com Katharina Roth, na Feliz.
A colônia de Feliz foi um núcleo pioneiro, instalado no meio da selva. Seus primeiros moradores tiveram, inclusive, graves conflitos com índios selvagens.
Hoje os Zirbes se encontram, principalmente, na Feliz, Montenegro, Pareci Novo, Poço das Antas, Carazinho e Três de Maio.
Parte da  área de terras do atual cemitério evangélico da Feliz foi doada pelo casal Peter e Elisabetha Zirbes Noll. Ali   estão sepultados os pioneiros Michael e Susanna Zirbes e mais alguns de seus descendentes.
Todos os descendentes de Michael e Susanna Elizabetha Zirbes estão convidados para este primeiro encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário