terça-feira, 28 de agosto de 2012

1474 - Porto do Caí em 1910



O porto do Caí em 1910, quando a cidade era um dos mais importantes polos comerciais e industriais do estado

Visão atual (2012) do cais do porto caiense: hoje não mais aproveitado para a navegação

No ano de 1910, o Caí estava no auge da sua importância como polo comercial e industrial do estado. Ainda não havia sido inaugurada a estrada de ferro ligando Porto Alegre a Caxias do Sul, concluída no ano seguinte. Toda a riqueza daquela região serrana, e mais a do Vale do Cai, era exportada pelo porto caiense. Mesmo assim, pode se ver que o porto era bem menor do que veio a ser décadas atrás. Ele passou por importante ampliação em 1922 e o seu movimento continuou forte por mais algumas décadas. 
Isso se explica pelo fato de que o comércio, mesmo se restringindo à região do Vale do Caí, continuou aumentando. O Caí nunca deixou de crescer. Mas, durante décadas (até a década de 1970) cresceu bem menos que outras cidades (como Novo Hamburgo e Caxias do Sul, com as quais rivalizava em 1910).
A São Sebastião do Caí de 1970 ou de hoje é muito maior do que a de 1910. Porém, a importância que a cidade tem hoje no contexto estadual é bem menor do que o Caí daquela época. Em 1910, o Caí figurava entre os mais vibrantes polos econômicos do estado.

DESMATAMENTO
Observando-se atentamente a foto do cais em 1910, podemos observar que as encostas do Morro do Hospital (que aparece ao fundo) eram muito desmatadas. Ao contrário do que se observa atualmente.  Naquela época, plantava-se muito mais milho, mandioca, cana e outras culturas, que serviam de alimento para o gado e os porcos. Hoje a produção de milho em áreas pequenas (como as da nossa região) tornou-se inviável. Os produtores do Vale do Caí não podem competir com os que praticam a agricultura em áreas extensas e se utilizam de maquinário moderno para o cultivo e colheita. Isso fez com que o Vale do Cai conte hoje com muito mais matas naturais do que acontecia no passado.
A seguinte foto, tirada provavelmente no fim do século XIX reforça essa afirmação.


Foto muito antiga do Caí. Provavelmente do século XIX - do alto do Morro do Hospital, se vê o centro da cidade. Observe-se que mesmo a região mais central tinha poucas casas, prevalecendo os terreos baldios

Nenhum comentário:

Postar um comentário