terça-feira, 28 de agosto de 2012

1470 - Ensino estadual está em crise

As escolas da região melhoraram muito, nos últimos anos, mas as estaduais apresentaram problemas, em 2011
No ano de 2005, a educação pública nos municípios da região passava por situação difícil. Nenhuma escola da região alcançava a nota 6,0, que pode ser considerada a nota mínima de aprovação. Em 2007, o ensino estadual se destacou, com duas escolas alcançando a nota de aprovação. Era o primeiro ano do governo Yeda Crusius. Em 2009, terceiro ano do governo Yeda, a qualidade do ensino estadual chegou ao seu apogeu na região, com cinco escolas aprovadas. Em 2011, apenas quatro escolas estaduais da região foram aprovadas.
Não se pode tirar conclusões precipitadas. Mas é importante verificar o que está acontecendo com as escolas estaduais. Algumas delas, como a Januário Correa, de Montenegro, e a Salvador, de Salvador do Sul, foram bem. Várias outras, que se destacaram em anos passados, não foram avaliadas no ano de 2011.
Talvez a decadência do ensino estadual no nível fundamental seja algo programado, já que a tendência é do estado cuidar do ensino de nível médio, deixando o fundamental para o município. Os resultados do Ideb mostram que a maioria das prefeituras do Vale do Cai está se preparando bem para assumir esse papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário