quarta-feira, 12 de setembro de 2012

1483 - O craque Paulo Cesar Tatu

Paulo Cesar disputou o Campeonato Brasileiro, enfrentando Pelé, Gerson e outros craques, numa grande fase do futebol brasileiro

Paulo Cesar foi um grande jogador. Ele começou jogando na escolinha de futebol que era mantida pelo seu pai Carlito Nienow.  Seu Carlito era bom treinador e formou um bom número de jogadores destacados, inclusive os irmãos Branco e Branquinho, que brilharam no futsal, chegando até à Seleção Brasileira.
Ainda sob a orientação do pai, Paulo César jogou nos juvenis e no time principal do Riachuelo. Depois foi para o Santa Cruz (de 1965 a 70). O que pode ter motivado a sua escolha para a entrevista, já que  Paulo Brito também jogou naquele clube.
De Santa Cruz, Paulo César foi para Campinas, para jogar no Guarani. Disputou os campeonatos paulista e brasileiro, pelo Guarani, tendo a oportunidade de jogar contra grandes craques, como Pelé e Gerson.
Depois de dois anos, foi contratado pelo Pontagrossense, do Paraná, que pagava bem e montou um grande time naquela época. Ali conheceu Murici Ramalho, que também jogava no time.
Jogou ainda pelo Caxias, ao lado de Felipe Scolari, Tite e outros bons jogadores, sendo treinado pelo histórico Carlos Froner (pelo jeito o professor Froner influiu na formação do Tite e Felipão). Pelo Caxias, Paulo César disputou o Campeonato Brasileiro. Ainda em 1978, jogando pelo Caxias, ele foi escolhido pela crônica como o melhor meia esquerda do estado.
Depois do Caxias Paulo César jogou ainda em times menores e, aos 33 anos e já prejudicado por lesões, resolveu abandonar a carreira.
Voltou para o Cai e aqui jogou em times locais e, depois, nas equipes de veteranos. Jogou até depois dos 50 anos, inclusive no Bolamar, onde chegou a conquistar um título de campeão.
Sua especialidade era a articulação, mas também fazia muitos gols, tendo marcado sete, pelo Caxias, no Campeonato Brasileiro de 1978 (quando o seu time foi o nono colocado).
Já há muitos anos, Paulo César trabalha como instrutor de direção, no CFC Silva Flores e muita gente na região fez com ele a preparação para os exames de habilitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário