terça-feira, 11 de setembro de 2012

1482 - Floração dos ipês



No Parque da Redenção, as flores de vários pés de ipê formam um magnífico tapete - No Cai, os ipês aparecem isolados, em calçadas ou jardins, mas também na mata nativa, em encostas dos morros

O ipê não é uma árvore típica do Rio Grande do Sul. Ele é muito mais encontrado nas regiões quentes do país. Mas é típica da floresta atlântica, que se estende por quase todo o litoral brasileiro, inclusive no nosso estado.
No Vale do Caí estas árvores são encontradas em meio ao mato nativo, principalmente nas encostas de morros. Mas também é muito comum encontá-las no meio urbano, onde eles são muito plantados devido à sua beleza.
No Parque Centenário, não se encontram essas belas árvores porque o responsável pela escolha e plantio de árvores naquela área foi um tradicionalista, Ancelmo Flores (o Celminho) que escolheu para serem plantadas ali apenas árvores características da flora gaúcha. O que faz do parque, hoje, uma magnífica coleção de árvores típicas. Algumas difíceis de se encontrar.
Assim como as paineiras, que florescem no final do verão, também os ipês têm uma floração intensa, na qual as flores (rochas ou amarelas) substituem completamente as folhas verdes. No final da floração, essas flores caem, formando um tapete colorido de aspecto impressionante.
No Parque Farroupilha (ou da Redenção), em Porto Alegre, os ipês foram plantados formando conjuntos numerosos de árvores da mesma espécie. Tanto na fase em que as flores ornamentam as árvores quando naquela em que elas caem formando um tapete colorido, os ipês proporcionam um espetáculo impressionante.
Vale a sujestão para os urbanistas da nossa região. Num parque em que forem plantados grupos de paineiras e de ipês, a natureza irá proporcionar um espetáculo deslumbrante em duas épocas distintas do ano.








Nenhum comentário:

Postar um comentário