O mapa é muito impreciso. O que se compreende considerando-se os recursos disponíveis naquela época. A Lagoa Mirim aparece como se fosse muito maior do que a Lagoa dos Patos e esta, na verdade, foi registrada como se fosse um rio, o Rio Grande. É daquele tempo que a região ficou conhecida como Rio Grande de São Pedro.
Os nomes da época, na sua maioria, mudaram. Mas alguns ainda se conservam, como o rio Tramandaí, o Rio da Prata (no mapa, Riv de la Plata). O rio Uruguai está registrado no mapa com o seu nome atual e o mesmo acontece com o rio Caí (no mapa, R Cahy). Aparecem também a Isle S Catherine e o rio Taramandau que, pela localização no mapa, vem a ser o atual rio Tramandaí.
É notável que o rio Caí é um dos únicos que ainda conserva o mesmo nome que tinha naquela época, quando o território era povoado apenas por índios nômades, alguns padres jesuítas da região missioneira e os poucos moradores do porto de Rio Grande, onde os portugueses haviam estabelecido uma base militar algumas décadas antes.
Mapa português do ano de 1777 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário