quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

1660 - Inauguração do Cais de Montenegro

Inauguração do porto de Montenegro, no dia 7 de sentembro de 1904

A cidade de Montenegro, assim como o Caí, teve papel estratégico no grande projeto de colonização da região da Serra Gaúcha, desenvolvido pelo governo imperial de Dom Pedro II na década de 1870.
Os imigrantes que chegavam ao Rio Grande do Sul com destino à região de Caxias do Sul eram levados até São Sebastião do Caí e, daí, levados até aquela localidade pela estrada Visconde de Rio Branco.
Os imigrantes que eram destinados a Bento Gonçalves e colônias vizinhas, eram levados para Montenegro e dali conduzidos até o seu destino final pela estrada Buarque de Macedo.
Os portos das duas cidades também faziam parte do projeto. Mas como as obras governamentais já eram demoradas naquela época, só foram inaugurados no início do século XX. Da inauguração do porto de Montenegro, ficou essa foto. A solenidade ocorreu no dia 7 de Setembro de 1904.

Segundo o pesquisador montenegrino Romélio Oliveira, empresários montenegrinos possuíam vários vapores. Um deles era o Montenegro, cuja agência ficava bem ao lado da refinaria de banha (depois fábrica de banha) J Renner SA. Outro era o vapor Itália, de propriedade de Cristiano Matte. Havia ainda o vapor Lajeado, de Carlos Simeoni, que fez uma belo sobrado na Ramiro Barcelos, defronte o cine Pathe, e o vapor Corvo, cuja sede era no clube Cruzeiro do Sul que, posteriormente, se fundiu com o Clube Caça e Pesca, além de outros vapores de menor importância. O porto foi muito importante para a cidade, mas decaiu com a chegada do trem, em 19o9.

É de observar-se como a falta de planejamento nos governos já ocorria no passado e era, provavelmente, até pior do que hoje. Montenegro já existia há 50 anos, quando finalmente foi inaugurado o seu porto, em 1904. Apenas cinco anos antes da inauguração da estrada de ferro que veio a determinar a decadência do porto.

Foto do acervo de Romélio Oliveira

Um comentário:

  1. em montenegro haviam os vapores montenegro,cuja
    sua agencia ficava bem ao lado da refinaria e depois fabrica de banha j,renner s,a,havia o vapor
    italia,de propriedade de cristiano matte,o vapor
    lajeado,de carlos simeoni,que fez uma belo sobrado na ramiro barcelos,defronte o cine pathe,
    e o vapor corvo,cuja sede era no cruzeiro do sul
    que posteriormente se fundiu com o clube caça e
    pesca,e outros vapores de um pouco menor importancia.o porto foi importante mas decaiu com a chegada do trem,em 19o9.e a historia di ci
    clo,com a chegada da rodovia.

    ResponderExcluir