quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

1661 - Romeu Fink: guardião da tradição familiar

Romeu Fink  ajudou a manter viva a tradição do Salão Fink,
até o seu último ano de vida

A família Fink é profundamente vinculada com a cidade de Harmonia. A relação entre a família e a cidade começou na década de 1920, quando o casal Jacob Fridolino Fink e Berta Amália Friederich Fink  mantinham uma casa comercial no vilarejo.
Como de costume na época, o armazém vendia de tudo, além de comprar a produção dos colonos locais e, além disso, davam hospedagem aos viajantes. E, além de tudo, realizavam bailes num salão que servia também para as reuniões da comunidade. Inclusive aquela em que, no dia 29 de julho de 1935, foi fundada a Cooperativa de Produtos Suínos do Caí Superior Ltda. Um grande marco no desenvolvimento de Harmonia.
Edgar Fink, grande líder político e comunitário de Harmonia e primeiro prefeito do município, era o segundo filho do casal Jacob e Berta. Antes dele, nasceu Ernaldo e depois vieram Egídio, Albino, Romeu, Júlia, Osvaldo e Danilo.
Com a participação de toda a família, o Salão Fink tornou-se famoso em toda a região pela realização de seus grandes e animados bailes.
Com o tempo os irmãos Fink foram desenvolvendo outras atividades e o salão ficou aos cuidados de apenas um deles: Miguel Romeu Fink, que faleceu na manhã dessa segunda feira, aos 77 anos.
Romeu Fink manteve, além do salão a atividade de restaurante. Ele era casado com Natalia Theobald e o casal teve apenas um filho chamado Frederico. Trabalhando com o pai desde os seus 13 anos de idade, Frederico, também conhecido como Tôco, passou a ajudar o pai na administração do restaurante e na transformação do antigo salão num moderno local para a realização de festas. Hoje, um dos melhores da região.
Romeu trabalhou na administração do restaurante e salão de festas até abril do ano passado, quando sofreu uma queda e fraturou uma perna. Depois disso, ele sofreu complicações que fragilizaram a sua saúde e o impediram de continuar no atendimento aos clientes.

Matéria publicada no jornal Fato Novo em 6 de janeiro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário