quarta-feira, 8 de maio de 2013

1850 - Dickenschied: uma irmã para Salvador do Sul



A cidade de Dickenschied fica no Hursrück, região da Alemanha 
donde vieram os primeiros colonizadores da região
A prefeita de Salvador do Sul, Carla Maria Specht (PPS), transmitiu o cargo ao vice Paulo Zílio no início dessa semana. Ainda que esteja de férias até o próximo dia 16, Carla irá tratar de assuntos de interesse do Município em viagem à Alemanha. Está marcado para este domingo o ato de assinatura do intercâmbio com a cidade alemã de Dickenschied, terra natal de Peter Heck, que teria sido o primeiro colonizador das terras que hoje pertencem ao território salvadorense.

No roteiro na Europa, a prefeita estará acompanhada pelo secretário municipal de Obras Urbanas, Marco Augusto Werner. A viagem foi aprovada pela Câmara de Vereadores, recentemente.

Carla havia encaminhado tratativas para a parceria entre os dois municípios em março do ano passado, quando 
conheceu a cidade que passará a ser co-irmã de Salvador do Sul. Na oportunidade, o prefeito de Dickenschied, Karl-Wilhelm Bender, mostrou-se aberto a troca de experiências entre os dois municípios. 

A cidade de Dickenschied fica na famosa região do Hunsrück, de onde vieram muitos dos colonizadores do Vale do Caí. Tem menos de 800 moradores. Todavia, tem uma tecnologia avançada no que diz respeito a tratamento de dejetos, à área ambiental e produtos relacionados à informação.

A grande vantagem do intercâmbio está no resgate cultural e na divulgação das tecnologias alemãs. “Temos certeza de que a parceria trará benefícios em diferentes áreas para todos os salvadorenses. Temos muito a ganhar com as experiências que iremos assimilar”, afirmou Carla Specht durante o discurso de transmissão de cargo.

Enquanto a prefeita estiver no exterior, Paulo Zílio garantiu a plena continuidade dos projetos da administração. “Iniciamos 2013 com grandes obras. Esperamos poder seguir atendendo as reivindicações da comunidade e fazendo nossa cidade ser ainda melhor”, prometeu o prefeito em exercício.
Matéria de Cleo Meurer para o jornal Fato Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário