![]() |
O Ginásio São João Batista, dos irmãos maristas,
proporcionou
ensino de qualidade para os meninos da região
|
- MONTENEGRO EM 1943 Na cidade haviam escolas públicas que atendiam do 1º ano ao 5º ano primário (Grupos Escolares). Havia a Escola Normal São José, que atendia do Jardim da Infância ao curso Normal (preparação para o magistério), mas recebia como alunos somente as meninas e moças da comunidade. Então os meninos e rapazes podiam estudar somente até o 5º ano na cidade. O Ginásio e outros cursos de nível médio eram cursados em outros municípios. Diante desta realidade, várias famílias montenegrinas se congregaram para criar uma escola que atendesse seus filhos.
- 4. Formou-se a Sociedade Literária e de Ensino Ginásio São João Batista e seus sócios fundadores foram: Antonio Cardoso, Augusto Jaeger Filho, José Norberto Boll, Antonio Silfredo Ody, Próspero Mottim, Guilherme Jahn, Heitor Müller, Ottocar Zietlow, Hugo Nicolau Gehlen, Julio Rosa Machado, Ferdinando Pölking, Afonso Kunrath, Jose Edgar Seelig, Wilibaldo Petry, Armando Ritter. A Prefeitura Municipal doou o terreno e as famílias contribuíram para a construção do prédio.
- 5. MONTENEGRO EM 1946 O prédio ficou pronto e em 17 de março de 1946 foi inaugurado, sendo a partir deste momento administrado pelos Irmãos Maristas (Ordem Religiosa ligada à educação, cujo padroeiro é Marcelino Champagnat). O Ginásio São João Batista passou a atender aos meninos no Curso Primário, Ginasial e mais tarde no Curso Técnico em Contabilidade. A escola funcionava em regime de internato, semi-internato e externato .
- 6. MONTENEGRO EM 1972 Estamos em uma nova época, há uma nova lei que rege a educação no país, lei 5692/72 (Ensino de 1º grau e de 2º grau). Várias escolas haviam sido criadas e entre elas o Ginásio Industrial A.J.Renner, escola pública, profissionalizante e mista. A clientela do São João Batista diminuiu e os Maristas ficaram sem condições de manter a escola. O Colégio São José e o São João Batista se unem para tentar vencer a crise. No prédio do São João ficaram a 3ª e a 4ª série ginasial e o técnico em contabilidade. Os demais alunos passaram para o São José.
- 7. MONTENEGRO EM 1973 Funcionou a última turma do Curso de Contabilidade. Salas foram emprestadas para o Colégio Jacob Renner, que também estava encerrando suas atividades em Montenegro. Enquanto isso, as forças políticas da comunidade articulavam a compra do prédio pelo Governo do Estado.
- Texto do site da Escola Técnica São João Batista
- Foto do acervo de Romélio Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário