segunda-feira, 1 de julho de 2013

2248 - Criação da paróquia de São José do Hotêncio

Várias gerações de hortencienses dedicaram seus esforços 
à construção da sua igreja
O começo da igreja foi assim: Diversos homens construíram, com a ajuda e apoio da comunidade, uma pequena capela na colônia de Nikolau Dill, onde se encontravam aos domingos para celebrar as orações gerais e a adoração a Deus, tal como é uso entre nós alemães.
Achou-se bom e útil a nomeação de determinados homens, que fossem responsáveis pelo bem geral, pela ordem e também pela manutenção da igreja.
Isto aconteceu mesmo na presença do senhor Sacerdote, nosso guia espiritual e senhor da capela Santa Anna, de cuja comunidade participamos.
Em cerimônia solene, na presença da comunidade, foram eleitos: 1°: Nikolaus Dill, 2°: Mathias Burch, 3°: Johan Adam Klein, 4°: Anton Johan, 5°: Joseph Berwanger. Para as 14 colônias, foram eleitos: 1°: Mathias Knapp, 2°: Johannes Berwanger.
Ao perceberem estes homens ser a capela demasiado pequena para celebrar os nossos ofícios religiosos públicos, envidaram esforços para construir uma maior. Portanto, a igreja atualmente existente foi empreitada para construção ao mestre carpinteiro Philipp Schmitz, pelo valor de 330 Mil Réis a título de seu pagamento. No entanto, naquela época nossa picada e nossa comunidade se encontravam em situação de penúria tal que não se sentiram capazes de ofertar aquele valor, de modo que saíram a pedir donativos de casa em casa, de picada em picada, chegando até S. Leopoldo com sua campanha. Tanto foi coletado que cada membro da igreja contribuiu com 3 Mil Réis. Entretanto, se acreditarmos que tudo estava em pleno progresso, a isto se contrapunham egoísmo e amor próprio, pois quando o mestre carpinteiro iniciou a construção do templo, cada qual, na sua conveniência, queria que a construção fosse à sua moda. Também a revolução, iniciada naqueles tempos, trouxe confusão e desordem.

Foto do acervo de Moacir Johann
Texto traduzido do alemão, disponibilizado por Hari Klein


Nenhum comentário:

Postar um comentário