segunda-feira, 1 de julho de 2013

2249 - Tailene: mulher, sargento e controladora de voo



A bela Tailene queria ser piloto, fez a academia da FAB, 
mas optou por ser controladora de voo

Alguns grandes pilotos da Força Aérea Brasileira foram caienses. Um deles foi Martim Müller, que chegou a enfrentar submarinos alemães em ações de combate durante a Segunda Guerra Mundial.
Outro grande aeronauta caiense é Itovar Sílvio da Silva, que galgou as mais elevadas posições na hierarquia da FAB e foi comandante da Base Aérea de Canoas.
Outros caienses também ingressaram na aeronáutica, inclusive Arno Juchem, falecido recentemente. E seu Arno transmitiu à sua neta Tailene o gosto pela aviação.
A jovem Tailene Junges, de 23 anos, escolheu a aeronáutica para ser a sua profissão e, depois de formar-se no ensino médio no Instituto Paulo Freire, no Caí, decidiu buscar esse objetivo. Fez um cursinho em Canoas e estudou com muito afinco durante um ano. Com isso, ela passou num vestibular específico, foi aprovada  e  passou a estudar na academia da FAB, Força Aérea Brasileira, em Guaratinguetá, no estado de São Paulo. Formada no último dia 15, ela começa sua carreira militar como terceiro sargento. 
Ela começou seus estudos pensando em ser piloto mas, ao longo do curso mudou o seu foco. Depois de quatro anos de estudo muito puxado, em regime militar, Tailene optou por especializar-se  em controle de tráfego aéreo.
Atualmente ela está no Caí, gozando merecidas férias, mas no próximo mês começa a trabalhar como controladora de tráfego no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Tailene é filha de Edson e Vera Junges e irmã de Jaison. Seu pai é diretor da empresa Brinquedos Jungues, sediada em Harmonia. O irmão trabalha com o pai, na administração da empresa, mas ela preferiu seguir um rumo diferente.  
Agora, passados quatro anos de intenso estudo, ela vai colher o resultado do seu esforço.

Matéria publicada no Jornal Fato Novo em 29 de junho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário