quarta-feira, 3 de julho de 2013

2254 - Vale do Tabaco - As antigas capelas da paróquia de São José do Hortêncio

O antigo Tabaktal,  ou Vale do Tabaco, hoje se chama Picada Cará 

e a sua igreja é muito bonita, principalmente pelo seu interior
Continuando nossa caminhada Rio Caí acima, chegaremos a uma das mais lindas e ricas picadas da região, ou seja, ao Vale do Tabaco (1), assim chamado em virtude do tabaco natural que ali vicejava. 
De fato, esta picada também deveria chamar-se São José Hortêncio, pois como o mapa demonstra, o Vale do Tabaco nada mais é do que a continuação da Picada Portuguesa, que originalmente estava planejada para chegar até lá. 
Realmente, nos anos 1830 alguns rapazes valentes de São José haviam se estabelecido naquela área. Com o advento dos assaltos dos bugres e da guerra dos Farrapos, a planejada extensão de nossa Picada até o Vale do Tabaco não se concretizou. 
Por isso, o Vale do Tabaco foi concedido como terra titulada a Cristo Monteiro, da qual os colonos compraram diversas colônias. Os compradores, por sua vez, também procediam da velha Picada Portuguesa, como os irmãos Klein e Johann Ludwig, do Vale das Palmeiras, Arnold Kuhn, Rossmann, Cremer, Weck... Martini no Vale do Tabaco. 
A primeira notícia dessa Picada está no Livro de Falecimentos: “Em 15 de abril de 1858 faleceu Peter Rossmann, filho de Gabriel Rossmann”; em 1867 o Livro de Batismos já menciona a Capela de São Miguel. 
Quando, no final dos anos setenta, duas enchentes seguidas causaram grandes estragos também na Capela, a comunidade decidiu-se pela construção de uma capela nova de alvenaria, num local mais seguro da Colônia de Johann Grewer. 
A Capela é considerada, com razão, principalmente no que se refere à decoração interna, como sendo uma das mais belas de toda a região. Se uma Casa de Deus desse tipo faz honra a seus moradores, seu moradores lhe fazem honra com o fervor de sua frequência do mesmo. Desde sua fundação e até o ano de 1881, a Capela de São Miguel foi assistida a partir de São José.

1- Picada Cará, no atual município de Feliz, próximo à cidade, na margem esquerda do rio. O nome, em alemão, era Tabakstal.

Texto traduzido do alemão disponibilizado por Hari Klein

Um comentário:

  1. É muito bom ler as histórias do Cale do Rio Caí. Embora eu tenha nascido na Picada Cará, meus pais e irmãos começaram a morar la´a partir de 1945. Nas férias escolares, em finais de ano, eu vivi com eles e começou a conhecer e entender as pessoas que lá residiam e cultivavam com muito orgulho esta terra.

    ResponderExcluir