quinta-feira, 4 de julho de 2013

2266 - Viagem com o Padre Amstad pelo Vale do Caí, no início do século XX

O padre que ajudou a colônia alemã a crescer
Theodor Amstad, nasceu na Suíça. em 9 de novembro de 1851 e ordenou-se jesuíta no ano de 1883, na Inglaterra, depois de mais de vinte anos de estudo. Pela sua natural inteligência e tenacidade, além daquilo que aprendeu nas escolas e na vida, ele era um homem de enorme cultura. E ele dedicou grande parte da sua vida ao desenvolvimento religioso, econômico, social e cultural do Vale do Caí.
Em 1885, ele veio para o Brasil, chegando a São Leopoldo. Em seguida direcionou o seu trabalho para o Vale do Caí, onde trabalhou durante décadas e provocou grandes mudanças.
Em 28 de dezembro de 1902, em Nova Petrópolis, fundou o modelo cooperativo que deu origem ao Sistema Sicredi, hoje propagado pelo Brasil inteiro e servindo de exemplo para o mundo. No ano seguinte, implantou o mesmo sistema em Bom Princípo
No ano seguinte partiu para a cidade de Montenegro, onde auxiliou a elite local na fundação da mesma instituição, na localidade de Bom Princípio.  Ajudando, depois, a criação de várias outras cooperativas na região colonial alemã do Rio Grande do Sul.

Nas próximas postagens, publicamos material publicado no periódico Familienfreud    Kalender, publicado pelos padres jesuítas de São Leopoldo, atribuído ao padre Amstad

Para publicação nesse blog, o texto foi dividido em capítulos e os episódios não estão na mesma ordem que Amstad imprimiu à sua viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário