domingo, 4 de agosto de 2013

2465 - O Caí em 2013: barranco na estrada Júlio de Castilhos

O colorido dos barrancos, na beira da estrada,
se deve à proliferação de fungos
A estrada Júlio de Castilhos já foi uma das mais importantes e movimentadas estradas do Rio Grande do Sul. Ela ligava Porto Alegre ao norte do estado passando, na região, pelo Portão (onde um trecho dela ainda mantém o nome, transformado em rua) Caí, Feliz e Alto Feliz.
No Caí, a estrada passava pela atual avenida Doutor Bruno Cassel.
Um trecho da estrada, que vai do Caí a Feliz passando pelas localidades de Vigia e Escadinhas, ainda não foi asfaltada, preservando as suas antigas características e traçado.
Ali se observa ainda barrancos com paredes esverdeadas devido á proliferação de fungos.
Até o final da primeira metade do século XX, as estradas no interior do estado não eram asfaltadas. A Júlio de Castilhos, no trecho que vai de São Leopoldo ao Caí foi construída na década de 1940. Mas não era asfaltada. Apenas macadamizada.
A Wikipedia esclarece o que é o macadame.
"Macadame (do inglês Macadam) é um tipo de pavimento para estradas desenvolvido pelo engenheiro escocês John Loudon McAdamcirca 1820. O processo recebeu o nome de Macadam em homenagem ao seu criador McAdam.
Consiste em assentar três camadas de pedras postas numa fundação com valas laterais para enxugo da água dachuva. As duas primeiras camadas, a uma profundidade de aproximadamente 20 cm, recebem brita de tamanho máximo 7,5 cm. A terceira camada é feita com 2 camadas de 5 cm, cheias de pedra de tamanho máximo de 2,5 cm. Cada camada é calcada com um rolo pesado (um cilindro), fazendo com que as pedras se acamem umas nas outras. Este assentamento de sucessivas camadas de pedra gradualmente menor, de modo que as pedras maiores sirvam de base sólida e levando a que o cascalho fino nivele o solo, é conhecido como macadam water-bound. Embora este método requeira intensa mão-de-obra, resulta num pavimento forte e enxuto.
As estradas construídas desta maneira foram designadas como "macadamizadas". Com o advento dos veículos motorizados, a poeira tornou-se num problema sério em estradas de macadame. O vácuo criado pelos veículos locomovendo-se ràpidamente suga o pó da superfície da estrada, levantando nuvens de poeira, destruindo o pavimento. Esse problema foi corrigido mais tarde pulverizando alcatrão na superfície, criando o Tarmac (alcatrãosobre macadame, tradução para tar-bound macadam).
As estradas em macadame vão sendo asfaltadas na maioria dos países."
Foto do acervo de Pio Rambo

Nenhum comentário:

Postar um comentário