quinta-feira, 8 de agosto de 2013

2483 - Galópolis: o Vale del Profondo

Vale del Profondo, carinho

08 de agosto de 20130
Hércules Galló, pioneiro no ramo da tecelagem na serra gaúcha. Foto: Reprodução
“O futuro distante não me pertence” escreveu José Galló, diretor-presidente das Lojas Renner, no final do ano passado, quando entregou, restauradas, duas antigas casas da colônia italiana à população de Galópolis. As belas construções, de madeira, são administradas pelo Instituto Hércules Galló (1869-1821), criado em 2011, com o propósito de, entre outras atividades culturais, preservar a memória do pioneiro empreendedor do ramo da tecelagem na serra gaúcha, e avô de José.
As casas do imigrante italiano antes e depois de passarem por cuidadosa restauração. Fotos: Marcelo Donadusi
Em 1914, antes de Hércules morrer, o 5º Distrito de Caxias do Sul, hoje Galópolis, antigo Vale del Profondo, já era conhecido como Povoado de Galló, pela importância que o imigrante italiano adquiriu no desenvolvimento daquela região. O futuro é construído por quem acredita nele, como sempre fez Hércules, e também por quem reconhece e preserva valores do passado, como faz José, cuidando das casas de sua infância.

Distrito de Galópolis, em Caxias do Sul, nos anos 1950. Foto: Reprodução

Fonte: Livro Galópolis e os Italianos, de Ricardo Bueno
Matéria publicada na coluna Almanaque Gaúcho, de Ricardo Chaves, 
em Zero Hora, 8 de agosto de 2013, 

Nota do Histórias do Vale do Caí: 
O imigrante Hércules Gallo, foi avô do brilhante administrador José Galló, que comanda a nova fase da rede de lojas Renner. Hercules implantou uma grande fábrica de tecidos na localidade de Galópolis, hoje um bairro de Caxias do Sul.
O arroio que corta o bairro é afluente do rio Caí, Galópolis, assim como Caxias do Sul, pertenceram ao município de São Sebastião do Caí, de 1875 a 1890 e a fábrica de tecidos de Hércules Gallo exportava sua produção através do porto de São Sebastião do Caí, até 1910, quando foi construída a estrada de ferro ligando Caxias do Sul a Porto Alegre. O transporte de Galópolis até o Caí era feito em carretas de boi ou em lombo de mula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário