Foto: arquivo pessoal
Será no próximo dia 28, em Brochier, o terceiro encontro da família Anders. A proposta é reunir descendentes do casal Johan Carl August Anders e Christiane Friederike Schwanitz, oriundo da região de Malzdorf, na Silésia – em área hoje pertencente à Polônia.
Eles (retratados acima com alguns de seus filhos) vieram para o Brasil em 1874, moraram em áreas como São Sebastião do Caí e Nova Petrópolis, de onde a descendência se espalhou para outras partes do Rio Grande do Sul, e também de Santa Catarina e do Paraná. Médico, Johan exerceu a profissão com dificuldade – não havia estradas nem hospitais, e o deslocamento era feito a cavalo ou por meio de embarcações.
Para mais informações sobre o evento, o contato pode ser feito pelo e-mailnaturshopflores@yahoo.com.br ou pelo telefone (54) 3330-1413.
Matéria publicada na coluna Diário Gaúcho, de Ricardo Chaves, no jornal Zero Hora
Nota do Histórias do Vale do Cai:
Na segunda metade do século XIX existiam incentivos, na Alemanha, para médicos, assim como sacerdotes, virem para o Brasil para dar atendimento ao povo de origem alemã que vivia aqui, carente desses profissionais, assim como de professores e outros. O povo, na colônia alemã gaúcha, não sabia falar o português e tanto os padres quanto os professores e médicos que só falvam português tinham muita dificuldade para lhes prestar atendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário