A velocidade era muito reduzida. Na faixinha pavimentada que já existia, na época, entre São Leopoldo e Porto Alegre, o õnibus andava a 30 quilômetros por hora (1).
A média de velocidade nas estradas de chão não passava de dez 10 quilômetros por hora, em virtude das inevitáveis paradas e transtornos. Mesmo assim, esse era, na época, o meio de transporte mais rápido e eficiente. Vinte, trinta e até quarenta pessoas lotavam o ônibus em cada viagem. Quando ele estava cheio, pessoas viajavam de pé, penduradas no estribo, arriscando-se a rasgar a roupa nos nos galhos das árvores à margem da estrada.
Para passar por um atolador, o seu Helmuth pedia aos passageiros que descessem, mesmo com chuva, pois o ônibus pois o ônibus precisava "pegar um embalo" e passar correndo pelo trecho difícil. Certa vez, um passageiro não quis sair numa dessas ocasiões e se arrependeu. O ônibus pulou tanto que ele acabou batendo com a cabeça no teto e se machucando.
Em certas ocasiões, o ônibus ficava tanto tempo parado num atolador que o seu Helmuth tinha de ir até o armazém mais próximo para buscar alimento para os passageiros (2).
Entre as muitas encomendas que o ônibus levava ou trazia, estavam os queijos do seu Inácio Peter, pai do seu Othelo (3). Inclusive, os famosos Stink Käse. Ou seja, queijo fedorento em alemão (4).
Certa vez, andavam no ônibus dois judeus que tinham uma loja no Caí, perto do atacado do seu Osvino Müller. Quando o cheiro dos queijos fez-se sentir com mais força, alguns passageiros foram reclamar ao seu Helmuth, pedindo que os judeus fossem retirados do ônibus, pois estavam fedendo. Grande injustiça, segundo garante seu Helmuth. Os dois comerciantes eram pessoas muito educadas e honestas (5).
1. Essa faixinha tinha um pista central de cimento, com pavimento parelho, no qual não dava para um veículo ultrapassar ou cruzar por outro. Na época em que ela foi construída o trânsito de veículos era pequeno e essas coisas não aconteciam muito. Nas laterais, haviam faixas pavimentadas, mas com pedra irregular. Era, portanto, uma estrada sem problema de atoleiro ou de pista arenosa. O que já era um grande avanço na época. Essa foi a primeira estrada pavimentada do estado.
2. O ponto da estrada em que mais acontecia esse tipo de problema era a Lomba da Roseta, situada entre a ponte de ferro da Várzea do Cadeia e o Lajeadinho. Nessa lomba era comum os passageiros descerem para empurrar o ônibus, ajudando a subir a lomba.
3 Othelo Peter foi vereador caiense no período de 1973 a a 1977, pela ARENA (partido político que apoiava o regime militar).
4 Pronuncia-se stin kês.
5 Além de aceadas, é claro.
Matéria publicada pelo jornal Fato Novo em 11 de agosto de 1983
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