domingo, 25 de agosto de 2013

2594 - Doutor Niquinho




O doutor Antônio Rosa escreveu uma obra fundamental
para o conhecimento da história montenegrina








Antônio Carlos Fernandes Rosa, desempenhou muitas atividades. Foi advogado, ruralista, comerciante. Dedicou-se muito e teve sucesso em todas essas atividades e, afora isso, foi um grande intelectual. Foi dono da maior biblioteca de Montenegro e é o autor da monumental obra àqual deu o despretensioso nome de História de Montenegro.
Sua cultura era tanta que, como introdução do seu trabalho, compôs uma esplêndida história inicial do Rio Grande do Sul. Fundamental para se compreender porque a colonização inicial de Montenegro ocorreu do modo como foi.
O livro esmiúça a história montenegrina na sua fase bem inicial. Quase se poderia dizer que sua obra trata mais da pré-história montenegrina, pois trata de um período sobre o qual, se não fosse ele, nada saberíamos.
Antônio Carlos Fernandes Rosa plantou os alicerces do estudo histórico de Montenegro, sobre o qual outros historiadores deverão partir quando transitarem pelos fatos que fizeram a história dessa cidade.
Ele era irmão de Cylon Rosa,  também advogado, que foi governador do estado na década de 40, ao fim da ditadura de Vargas. 
Jacinto, Homero, Deli e Dila também são seus irmãos. Casado com Carmen Therezinha, ele foi pai de oito filhos: Fábio, Ciro, Sálvio, Juliana, Júlio, Carlos Alexandre, Valéria e Antônio.
Antônio Rosa era uma pessoa reservada, que não cultivava muito a vida social. É até difícil  encontrar-se uma foto sua, participando de algum evento, apesar da grande importância que ele teve na vida montenegrina, como empresário e advogado.
Ele se recolhia à sua casa, à sua biblioteca, e ali pensava, estudava e elaborava seus projetos. Isso não quer dizer, entretanto, que ele não gostasse de Montenegro e dos montenegrinos. Prova disso é a grande obra por ele realizada ao escrever História de Montenegro. Trabalho árduo e profundo que mostra o grande amor que ele tinha pela sua terra e sua gente.

Foto do acervo de Romélio Oliveira






Um comentário:

  1. RENATO,TENHO QUE PARABENIZA-LO PELO BELO HISTORICO
    FEITO AO DR,NIQUINHO,VOCE E DEMAIS COMPETENTE,GRANDE ABRAÇO NUM FA DO BLOG HISTORIAS DO VALE DO CAI.ABRAÇO ROMELIO A.DE OLIVEIRA

    ResponderExcluir