domingo, 25 de agosto de 2013

2593 - O Vapor Salvador, no porto do Caí

O porto do Caí na sua fase áurea, com o movimento dos vapores e das carretas
de boi; ainda com as  construções que teve durante muitas décadas
O porto de São Sebastião do Caí é um local de elevadíssimo valor histórico. Foi através deles que os colonos pioneiros do Vale do Caí conseguiram escoar a sua produção, desde do século XIX.
Ainda naquele século, esses colonos se tornaram os maiores produtores de feijão do país e desenvolveram grande riqueza com a exportação de banha.
Maior importância ainda, o porto teve para os colonos italianos, que ali desembarcavam quando da sua chegada ao país, vindos da sua terra natal.
Dali eles  seguiam, a pé, a cavalo ou em carroças, até o Campo dos Bugres, onde eles ergueram a cidade de Caxias do Sul.
Alguns desses prédios ainda existem, e bem conservados. Outros podem ser reconstituídos conforme essa imagem para fazer desse local um grande memorial em homenagem aos imigrantes - alemães, italianos e outros - que por ali chegaram ao Vale e à Serra, começando na selva a construção da região mais desenvolvida do país.
Além dos prédios, para completar o memorial, deverão ser reconstituídos os barcos e as carretas de boi.
Os milhões de descendentes daqueles que por ali passaram poderãm, então, reverenciar os seus antepassados e compreender bem melhor o que foi a sua vida e a sua luta.

Foto do acervo de Irani Rudolfo Lösch






Nenhum comentário:

Postar um comentário