quinta-feira, 19 de setembro de 2013

2735 - Resgate do velho moinho


Quando esteve no Brasil, no começo deste ano (2009), Jürgen Zimmer, vereador do município de Sankt Wendel, acompanhou de perto um projeto de resgate da história e da memória do povo de São Vendelino. Impressionado com o que viu, levou consigo documentos referentes ao “klipp klapp Mühle Musik” (o antigo moinho de São Vendelino), e na Alemanha procurou por auxílio político.

O “klipp klapp Mühle Musik” trata de restaurar o moinho que fica na propriedade de Erno John, implantando ali um centro cultural bastante amplo, aproveitando o espaço no resgate da cultura imigrantista. O trabalho que vem sendo construído pela historiadora Cristina Seibert Schneider conta com o apoio da municipalidade e, ao que parece, terá participação de outras esferas do poder. 

Foto da NotíciaNa visita ao Brasil, Jürgen recebeu uma cópia do projeto, em português, e levou consigo o material, comprometendo-se em traduzi-lo para o alemão, e assim apresentá-lo por lá, em busca de apoios. Na época Jürgen não deu muitas esperanças, afinal na própria comunidade dele, Sankt Wendel, que é irmanada com São Vendelino, há um projeto de recuperação de um moinho e não há dinheiro suficiente disponível para tal. Mas, como já se habituou ao Brasil (já que tem casa em São Vendelino), Zimmer, tratou de dar um “jeitinho brasileiro” ao assunto. Manteve contato com o Bundestagsabgeordneten (deputado federal) Lothar Mark apresentando-lhe, verbalmente, o projeto. Este, de imediato escreveu ao Brasil, pedindo a intercessão do embaixador germânico. 


Friedrich Prot von Kunow, que é o embaixador, recebeu uma correspondência oficial de Mark, explicando o projeto e pedindo auxílio para tal. Na carta Mark pede que o embaixador busque apoio junto aos governos, brasileiro e alemão, para viabilizar o projeto do moinho. 

O trabalho da municipalidade em São Vendelino em busca de recursos para o projeto não cessa, contudo o passo dado, utilizando a influência de Zimmer foi importantíssimo, pois mobiliza esferas de poder internacional valorizando ainda mais o “klipp klapp Mühle Musik”. Agora é momento de aguardar o retorno dos políticos dos dois países para que o projeto possa ser real.

Matéria de Alex Steffen publicada no jornal Fato Novo, 
em 3 de abril de 2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário