quinta-feira, 19 de setembro de 2013

2738 - Projetos para o Cai: um shopping e mais sete


O shopping center do Clube Aliança é apenas um dos projetos que 
o municípioestá encaminhando atualmente, 
para garantir o seu desenvolvimento futuro

Nos anos de 2010 e 2011, o Caí teve um crescimento econômico excepcional.  
Em apenas dois anos o PIB municipal (valor adicionado) teve um crescimento real 
de 37,4 %. Muito superior ao da China e da maioria dos municípios da região.

Em  2013, pelas informações preliminares fornecidas pela Secretaria Estadual da Fazenda, o município não teve o mesmo sucesso. Conforme foi publicado, em primeira mão, pelo Fato Novo em sua edição de 18 de setembro, o valor adicionado caiense cresceu apenas 7,4 %. O que é bem pouco, pois tem-se que considerar que  houve, naquele ano, inflação de 5,8 %. Com isso, o crescimento real foi de apenas 1,8 %.

Mesmo assim, o futuro da economia caiense se mostra promissor devido aos importantes projetos que estão sendo desenvolvidos no município.

Em termos imediatos, duas empresas de grande porte estão se desenvolvendo no município: a Agrosul (que está ampliando as suas instalações e deverá obter licença de exportação para a Europa depois do já anunciado asfaltamento da estrada que liga as suas instalações à RS-122) e a Concrevogel (que está concluindo as obras da sua grande unidade industrial, com área de seis hectares, no bairro Conceição).

O incremento na produção dessas duas empresas já deverá ter forte influência positiva no PIB caiense de 2014. Mas existem outros fatores que justificam um grande otimismo quanto ao futuro econômico do Caí.

OITO  PROJETOS
O Caí trabalha, atualmente, oito projetos que, uma vez concretizados, serão fundamentais para o seu crescimento  futuro.

E não são projetos vagos. Todos eles já estão encaminhados e têm grande possibilidade de concretização, como se pode ver no box desta mesma página.

Não há progresso sem planejamento e o conjunto desses projetos representa um verdadeiro planejamento estratégico para o município.  Um plano extremamente prático e fundamentado que, portanto, tem tudo para dar certo. Com esses projetos, o Caí poderá chegar a uma situação de primeiro mundo.


Matéria publicada pelo jornal Fato Novo em 20 de setembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário