Google+ Followers

Google+ Followers

Google+ Followers

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

2742 - Destilaria de álcool em Montenegro

A destilaria de Nicolau Kroeff







O jornal A Federação noticiou a instalação de uma destilaria em Montenegro. Provavelmente a da Fazenda Paquete, de Nicolau Kroeff. Essa fazenda ainda existe e está ativa, em mãos de descendentes de Nicolau.
Ela situa-se, hoje, no município de Capela de Santana, Mas, na época, aquela área perteceu a São Sebastião do Caí, pois Capela era um distrito caiense. A fazenda fica mais próxima de Montenegro do que das cidades de Capela ou Caí.
Na época, usavam-se muito as divisas naturais. Como é, no caso, o rio Caí. Naquela época, quase todo o Vale do Caí estava dividido entre Montenegro e o Caí, sendo o rio a divisa entre os dois municípios.
Nicolau Kroeff, pelo que se observa das notícias de A Federação pesquisadas por João Luz, ligava-se mais ao Caí do que a Montenegro. Mas ele e seus descendentes não deixaram de manter fortes vínculos com os montenegrinos.
Por isso, é bastante provável que a destilaria mencionada na notícia acima reproduzida é a da Fazenda Paquete. Mas essa é uma questão ainda a ser esclarecida.

Foto do acervo de João Luz


Nenhum comentário:

Postar um comentário